Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Programa Cultural da DRCAlg propõe música, uma exposição e conversas

sobre provérbios nos monumentos do Algarve

A programação do DiVaM continua, nos dias 19, 20, 21 e 24 de novembro, a dinamizar e valorizar a Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu, com várias atividades culturais, como recitais, um projeto expositivo e videográfico e conversas em torno da sabedoria da comunidade.

As Ruínas Romanas de Milreu recebem “Espaços de Património, Sabedoria da Comunidade, Estratégias de Inclusão”, esta sexta-feira, dia 19 de novembro, pelas 11 horas. Rui Soares e Marinela Soares, da Associação Internacional de Paremiologia, irão promover diálogos com os alunos, em torno das expressões e saberes proverbiais. Para mais informações e reservas: aipiap.tavira@gmail.com

No próximo sábado, dia 20 de novembro, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe mais um concerto integrado no Festival com Sons Antigos Sons D`Aquém Mar. O recital de cravo “Around Sweelinck”, com Cândida Matos, terá lugar às 16 horas. O projeto é da Questão Repetida – Associação cultural com o apoio da DGArtes.

Para mais informações e reservas contacte: questao.repetida@gmail.com   eventos@artis21.pt ou através de 928059612.

A apresentação da exposição “A Ruína de Sagres”, onde se inclui uma performance de Ondina Santos, a partir de um texto de Carlos Norton e com música de Argonautus Ensemble, terá lugar no dia 21 de novembro, pelas 16 horas, na Fortaleza de Sagres. O projeto, da autoria da Fungo Azul – Associação Cultural, teve como ponto de partida para todo o processo criativo uma provocação à população de Sagres, em que foram desafiados a refletir sobre um eventual desmantelamento do monumento. 

Os testemunhos foram recolhidos por Carlos Norton, mentor do projeto e a sua materialização ficou a cargo de Jorge Pereira, que entre desenhos, esboços, plantas e alçados, colocou no papel as diferentes visões dos Sagrenses.

A exposição, também videográfica, pode ser visitada até dia 1 de dezembro.

Para mais informações e reservas: fungoazul@yahoo.com

A Modos e Olhares – Associação Cultural apresenta, nas Ruínas Romanas de Milreu, no dia 24 de novembro, pelas 11 horas, o espetáculo “Cantares do Sul – um património delicado”. Este recital a duas vozes, com Afonso Dias e Tânia Silva, baseia-se na recolha de canções tradicionais algarvias, e é dirigido ao público escolar.

Para mais informações e reservas: modoseolhares@gmail.com

 

Este ano, naquela que é a sua 8ª edição, o programa DiVaM tem como tema “Património, Comunidade e Inclusão”.

Consulte o Programa do DiVaM 2021

 

17 novembro