Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Procedimento de Classificação dos Banhos  Islâmicos de Loulé está a decorrer

Está a decorrer o procedimento de classificação dos Banhos Islâmicos de Loulé. Trata-se do único conjunto de banhos islâmicos conhecidos em território português e aqueles que têm uma das mais completas plantas da Península Ibérica.

O pedido de classificação feito pela Câmara Municipal de Loulé, em Maio, obteve uma resposta célere por parte da DGPC, depois do seu director-geral ter aprovado o procedimento de abertura a 25 de Outubro, tendo sido publicado no Diário da República, 2.ª Série, de 9 de Novembro, o Anúncio n.º 252/2021.

Descobertos em 2006, após as primeiras intervenções arqueológicas, os Banhos Islâmicos de Loulé viram a sua importância reconhecida ao nível da comunidade científica e do público em geral. Já em 2013, na sequência das obras de reabilitação do Centro Histórico de Loulé, foram descobertas novas divisões destes banhos islâmicos, observando-se actualmente estruturas referentes a tanques frios, latrinas e vestíbulos.

Trata-se do único conjunto de banhos islâmicos conhecidos em território português e aqueles que têm uma das mais completas plantas da Península Ibérica.

Prazo para apresentação de reclamação – Ao abrigo do n.º 3 do art.º 191.º do CPA (15 dias úteis) – 30 de novembro de
2021.


Prazo para apresentação de recurso – Ao abrigo do n.º 2 do art.º 193.º do CPA 90 dias corridos).

Elementos relevantes 1 e 2
 

Saiba mais em http://patrimoniocultural.gov.pt/

Foto: @patrimoniocultural.pt

11 nnovembro