Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Cooperativa QRER promove passeio em Alte "Na Rota do Esparto"

A Cooperativa QRER que dinamiza a QRIAR - Incubadora Criativa do Algarve, promove no âmbito do projecto Magallanes_ICC, um percurso a pé, no dia 18 de julho, às 9h00. pela já sinalizada "Rota do Esparto" (desde 1995) na aldeia de Alte. A guia, Sónia Silva (Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte), irá partilhar com os participantes todo o processo desde a identificação da planta (Stipa tenacissima) até ao momento do entrançado com artesãs locais com décadas de experiência no ofício.

Esta será uma oportunidade única para tocar, sentir e experimentar esta matéria-prima junto de curiosos e de interessados em ser novos artesãos que pretendam integrar o curso “mestre-aprendiz” de Esparto da QRIAR que irá ocorrer em setembro.

O projecto Magallanes_ICC  é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do programa Interrreg V A España - Portugal ( POCTEP) 2014 - 2020. Este projecto conta também com o apoio das Câmaras de Loulé e de Alcoutim, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e da Escola Profissional Cândido Guerreiro.

Dificuldade: Fácil | Extra: Roupa e calçado confortáveis. Levar água e máscara | Máximo de Participantes: 6 pessoas

Inscrições

14 de julho