Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal Rota Literária do Algarve

Cafe com Letras debateu o tema "Orçamento Participativo – cidadania ativa"

A Fnac do Fórum Algarve, em Faro, recebeu no dia 20 de janeiro, ao final da tarde, a primeira sessão do Café Com Letras de 2023, que teve como tema "Orçamento Participativo – cidadania ativa". Os convidados desta sessão foram António Fragoso (Coordenador do OP da UAlg) e Nelson Dias (Consultor do Banco Mundial para o OP). A moderação esteve a cargo de Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

O Orçamento Participativo é um mecanismo de promoção de cidadania ativa e de democracia participativa, assente na consulta direta aos cidadãos, dando-lhes oportunidade de proporem e elegerem diretamente os projetos que consideram ser de interesse para o seu país, região, concelho ou instituição.Durante a conversa vários exemplos de boas práticas nesta área e como os cidadãos podem e devem apresentar os seus propjetos no âmbito do OP.

Na sessão foi, também, dado a conhecer um pouco do Orçamento Participativo (OP) da Universidade do Algarve, que será lançado este ano, com a afectação de uma verba proveniente das propinas e dos overheads da entidade. Esta será a primeira experiência de OP promovida por uma universidade portuguesa, envolvendo todas as unidades orgânicas e destinada a promover a participação de alunos e funcionários.

O “Café com Letras” é organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a Biblioteca UAlg e a Fnac Portugal. Conta com o apoio da RUA FM - Rádio Universitária do Algarve.

Todas as sessões do “Café com Letras” estão disponíveis na página da Fnac e na Rua FM.

          

Créditos fotográficos:DRCAlg

23 janeiro 2023