Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal Rota Literária do Algarve

Rota Literária Saramago no Algarve apresentada em Vila Real de Santo António

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, apresentou a "Rota Literária Saramago no Algarve", um projeto da DRCAlg. A sessão teve lugar no passado sábado, na Bibbloteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, onde decorreu, também, a inauguração da exposição "Viagem fotográfica ao Algarve", um projeto da Associação 1/4 Escuro, que realizou uma recolha fotográfica dos locais visitados por Saramago.

A cerimónia de apresentação contou com as palavras de boas-vindas do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, a intervenção da vereadora responsável pelo pelouro da cultura, Maria da Conceição Pires, e a presença de membros da direção e associados da Associação 1/4 Escuro.


A "Rota Literária Saramago no Algarve" foi redigida por Diego Mesa a partir do seu livro Viagem ao Algarve, inspirado em Viagem a Portugal de José Saramago e desenvolvida em colaboração com a associação 1/4 Escuro - Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António e com o apoio da Fundação José Saramago, tendo por objetivo a criação de um conjunto de itinerários literários complementares aos existentes no Algarve.

O mote para a DRCAlg criar os itinerários da chamada "Rota Literária Saramago no Algarve" foi a vontade de refletir sobre o território a partir da seguinte premissa : se aquele foi o Algarve visto, em 1980, por José Saramago, como será o Algarve de 2022 visto por aqueles que o visitam agora?


A exposição "Viagem fotográfica ao Algarve" vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal Vicente Campina até dia 16 de dezembro.

Consulte a Rota Literária Saramago no Algarve.

 

28 novembro 2022