• "Rota Literária Saramago no Algarve"

  • Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Em tempos de distância, os Museus do Algarve reiventam-se e renovam a sua proximidade!

Os Museus, Parques Naturais e Centros de Ciência Viva da Rede de Museus do Algarve-RMA renovaram as suas estratégias para manter uma contínua e necessária proximidade com o público. A viagem pela história e cultura do Algarve está agora à distância de um clique na página da Rede de Museus do Algarve.

Continuar a ler...

EstágiAP XXI - Programa de Estágios da Administração Pública

O INA vai ser responsável pela coordenação do Programa de Estágios “EstágiAP XXI”, aprovado em Conselho de Ministros e cujo regulamento foi publicado em Diário da República, a 3 de março.

Este programa destina-se a jovens licenciados até aos 30 anos que procuram o primeiro emprego ou novo emprego correspondente à sua área de formação, ou até aos 35 anos se forem portadores de deficiência ou incapacidade.

Continuar a ler...

Café com Letras "Mulheres e violência doméstica: a cultura "mete a colher"

O próximo Café com Letras terá lugar no dia 19 de março, às 18h30, online, e será dedicado ao tema "Mulheres e violência doméstica: a cultura "mete a colher". Poderá aceder à sessão via zoom colibri em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87341269653

As convidadas desta sessão são Mónica Pereira, mestre em Educação Social da UAlg, e Ana Borges, coreógrafa - "Corpo de Hoje Associação Cultural". A moderação está a cargo da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira.

Continuar a ler...

Esclarecimento sobre horários de encerramento de salas de espetáculos / cinemas / auditórios / teatros (abertura prevista a 19 de abril)

 
A Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC) informa que o horário de encerramento das salas de espetáculos/cinemas/auditórios/teatros é às 22h00m durante a semana e às 13h00 ao fim de semana e feriados, a partir de 19 de abril (nível 2), data prevista para a abertura dos referidos equipamentos culturais, conforme o anexo I da Resolução do Conselho de Ministros n.º 19/2021, de 13 de março.
 

Continuar a ler...

Faro, cidade Modernista no Sul da Europa - Mesa redonda


No próximo dia 25 de março, pelas 18h30, em direto no facebook, terá lugar uma conversa informal sobre arquitetura modernista em #Faro.
Faro destaca-se como cidade modernista no Sul da Europa, contando com cerca de 500 edifícios, num modernismo algo singular por ser fortemente adaptado ao clima do Algarve.

Continuar a ler...

Regulamentação dos Apoios Extraordinários para o Setor da Cultura

 

O Ministério da Cultura informa que foi hoje divulgada a regulamentação referente aos apoios extraordinários para o setor da cultura, no seguimento da publicação da Portaria n.º 37-A/2021. Este conjunto de medidas visa a mitigação dos impactos da crise pandémica, estimulando a retoma gradual das atividades culturais, em plena conformidade com o plano de desconfinamento recentemente anunciado pelo Governo.

No caso do Garantir Cultura, o aviso hoje publicado diz respeito ao subprograma destinado às entidades artísticas singulares e coletivas (pessoas singulares, grupos informais, entidades coletivas, incluindo empresários em nome individual sem contabilidade organizada) que prossigam atividades de natureza não comercial. Este subprograma do Garantir Cultura é financiado pelo Fundo de Fomento Cultural, no valor de 12 milhões de euros, sendo operacionalizado pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais – GEPAC.

Continuar a ler...

"Café com Letras" com o tema "Mulheres e violência doméstica: a cultura mete a colher”

Já pode ouvir a última edição do "Café com Letras" com o tema "Mulheres e violência doméstica: a cultura mete a colher”: em https://bit.ly/3lVeelp

As convidadas desta sessão foram Mónica Pereira, mestre em Educação Social pela Universidade do Algarve (UAlg) e Ana Borges coreógrafa da corpodehoje - Associação Cultural, com moderação a cargo de Adriana Freire Nogueira Diretora Regional da Direcção Regional de Cultura do Algarve

Continuar a ler...

Jornada “Innovación en la industria creativo-cultural”, na Casa Colón em Huelva

A Agencia Andaluza de Instituciones Culturales organiza, no âmbito do projeto Proyecto Magallanes_ICC, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desemvolvimento  Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A Espamha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, a jornada “Innovación en la industria creativo-cultural”, que terá  lugar no próximo dia 28 de outubro de 2021, na Casa Colón, em Huelva.

Continuar a ler...

Monumentos do Algarve reabrem a 5 de Abril

Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo) e Ruínas Romanas de Milreu (Faro) reabrem as suas portas esta segunda-feira, dia 5 de abril, depois de mais de dois meses encerrados ao público. Durante este período, as equipas estiveram a trabalhar na melhoria dos espaços para o aguardado regresso dos visitantes aos monumentos do Algarve.

Continuar a ler...

Conselho de Ministros - Medidas aprovadas pada a área da Cultura

Na sequência do trabalho desenvolvido nos últimos meses entre os Ministérios da Cultura e da Saúde com as entidades representativas do setor cultural, foi hoje aprovado o diploma que procura dar resposta às preocupações manifestadas. Assim, o diploma prevê a possibilidade de, durante o ano de 2021, serem realizados, em articulação com a Direção-Geral da Saúde – DGS, eventos teste-piloto para definição de novas orientações técnicas e a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2, por imposição da DGS ou por iniciativa do promotor do evento.

Além disso, em caso de reagendamento ou cancelamento dos espetáculos e festivais que, pordecisão Governo ou da DGS, não se possam realizar, é prorrogado o regime atualmente em vigor. Assim, quanto aos espetáculos e festivais do ano de 2021, os bilhetes passam a ser válidos até ao final do ano de 2022.

Continuar a ler...

Monumentos do Algarve. Há séculos, à sua espera!


Os Monumentos do Algarve reabriram hoje ao público. Aceite o convite da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, e faça-nos uma visita. veja o video.

Durante a semana, as Ruínas Romanas de Milreu estão abertas das 9h00 às 17h00 e ao fim de semana das 9h00 às 12h30, de acordo com as regras em vigor.

Saiba mais sobre os monumentos do Algarve

 

Continuar a ler...

Garantir Cultura - Formulário Disponível

O formulário do programa Garantir Cultura dedicado ao tecido empresarial está disponível desde hoje. Este programa visa mitigar os impactos negativos sobre a atividade das empresas do tecido cultural, decorrentes das medidas de proteção de saúde pública de combate à pandemia COVID-19, através do estímulo à respetiva atividade, em condições de segurança, mediante a realização de projetos de criação ou programação culturais, o que pode abranger apresentações e formatos físicos ou digitais.

O sistema de incentivos tem por base um apoio que tem por referência o valor das despesas elegíveis necessárias para a realização de projeto de criação ou programação culturais, apresentado pelo beneficiário, até determinados limites máximos.

Continuar a ler...

DRCAlg abre Programa de Apoio à Edição
de Obras Temáticas sobre o Algarve

 

A Direção Regional de Cultura do Algarve vai abrir, no próximo dia 19 de abril, as candidaturas ao Programa de Apoio à Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve, que visa promover e divulgar o conhecimento sobre a história e a identidade cultural do Algarve.

O Programa de Apoio à Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve é um programa anual, no âmbito da ação cultural, destinado a comparticipar os custos de edição e /ou produção de obras inéditas, que contribuam para promover e divulgar o conhecimento sobre a história e a identidade cultural do Algarve. Este apoio, traduz-se na aquisição de exemplares de livros ou obras audiovisuais, ou no apoio financeiro para a sua edição, em comparticipação a fundo perdido. A dotação orçamental para o programa, para este ano, é de 10.000€.

Continuar a ler...

Conferência “Greenshooting em Portugal” – Ciclo Online

 

A Portugal Film Commission promove, no próximo dia 15 de abril, pelas 15h00, uma conferência online sobre green shooting em Portugal, cujos objetivos são sensibilizar e informar o setor audiovisual para a adoção de práticas ambientais sustentáveis, promovendo o seu papel como agente de mudança para modelos de produção mais verdes.

Para esta Conferência a Portugal Film Commission conta com a presença, como oradora, da Green Consultant Dörte Schneider, especialista certificada em matéria de educação e sensibilização para uma produção mais verde.

Continuar a ler...

Conferência “Greenshooting em Portugal” – Ciclo Online

 

A Portugal Film Commission promove, no próximo dia 15 de abril, pelas 15h00, uma conferência online sobre green shooting em Portugal, cujos objetivos são sensibilizar e informar o setor audiovisual para a adoção de práticas ambientais sustentáveis, promovendo o seu papel como agente de mudança para modelos de produção mais verdes.

Para esta Conferência a Portugal Film Commission conta com a presença, como oradora, da Green Consultant Dörte Schneider, especialista certificada em matéria de educação e sensibilização para uma produção mais verde.

Continuar a ler...