• Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

    Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Conferência “Greenshooting em Portugal” – Ciclo Online

 

A Portugal Film Commission promove, no próximo dia 15 de abril, pelas 15h00, uma conferência online sobre green shooting em Portugal, cujos objetivos são sensibilizar e informar o setor audiovisual para a adoção de práticas ambientais sustentáveis, promovendo o seu papel como agente de mudança para modelos de produção mais verdes.

Para esta Conferência a Portugal Film Commission conta com a presença, como oradora, da Green Consultant Dörte Schneider, especialista certificada em matéria de educação e sensibilização para uma produção mais verde.

Continuar a ler...

Conferência “Greenshooting em Portugal” – Ciclo Online

 

A Portugal Film Commission promove, no próximo dia 15 de abril, pelas 15h00, uma conferência online sobre green shooting em Portugal, cujos objetivos são sensibilizar e informar o setor audiovisual para a adoção de práticas ambientais sustentáveis, promovendo o seu papel como agente de mudança para modelos de produção mais verdes.

Para esta Conferência a Portugal Film Commission conta com a presença, como oradora, da Green Consultant Dörte Schneider, especialista certificada em matéria de educação e sensibilização para uma produção mais verde.

Continuar a ler...

DRCAlg abre Programa de Apoio à Edição
de Obras Temáticas sobre o Algarve

 

A Direção Regional de Cultura do Algarve vai abrir, no próximo dia 19 de abril, as candidaturas ao Programa de Apoio à Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve, que visa promover e divulgar o conhecimento sobre a história e a identidade cultural do Algarve.

O Programa de Apoio à Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve é um programa anual, no âmbito da ação cultural, destinado a comparticipar os custos de edição e /ou produção de obras inéditas, que contribuam para promover e divulgar o conhecimento sobre a história e a identidade cultural do Algarve. Este apoio, traduz-se na aquisição de exemplares de livros ou obras audiovisuais, ou no apoio financeiro para a sua edição, em comparticipação a fundo perdido. A dotação orçamental para o programa, para este ano, é de 10.000€.

Continuar a ler...

Garantir Cultura - Formulário Disponível

O formulário do programa Garantir Cultura dedicado ao tecido empresarial está disponível desde hoje. Este programa visa mitigar os impactos negativos sobre a atividade das empresas do tecido cultural, decorrentes das medidas de proteção de saúde pública de combate à pandemia COVID-19, através do estímulo à respetiva atividade, em condições de segurança, mediante a realização de projetos de criação ou programação culturais, o que pode abranger apresentações e formatos físicos ou digitais.

O sistema de incentivos tem por base um apoio que tem por referência o valor das despesas elegíveis necessárias para a realização de projeto de criação ou programação culturais, apresentado pelo beneficiário, até determinados limites máximos.

Continuar a ler...

Monumentos do Algarve. Há séculos, à sua espera!


Os Monumentos do Algarve reabriram hoje ao público. Aceite o convite da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, e faça-nos uma visita. veja o video.

Durante a semana, as Ruínas Romanas de Milreu estão abertas das 9h00 às 17h00 e ao fim de semana das 9h00 às 12h30, de acordo com as regras em vigor.

Saiba mais sobre os monumentos do Algarve

 

Continuar a ler...

Conselho de Ministros - Medidas aprovadas pada a área da Cultura

Na sequência do trabalho desenvolvido nos últimos meses entre os Ministérios da Cultura e da Saúde com as entidades representativas do setor cultural, foi hoje aprovado o diploma que procura dar resposta às preocupações manifestadas. Assim, o diploma prevê a possibilidade de, durante o ano de 2021, serem realizados, em articulação com a Direção-Geral da Saúde – DGS, eventos teste-piloto para definição de novas orientações técnicas e a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2, por imposição da DGS ou por iniciativa do promotor do evento.

Além disso, em caso de reagendamento ou cancelamento dos espetáculos e festivais que, pordecisão Governo ou da DGS, não se possam realizar, é prorrogado o regime atualmente em vigor. Assim, quanto aos espetáculos e festivais do ano de 2021, os bilhetes passam a ser válidos até ao final do ano de 2022.

Continuar a ler...

Monumentos do Algarve reabrem a 5 de Abril

Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo) e Ruínas Romanas de Milreu (Faro) reabrem as suas portas esta segunda-feira, dia 5 de abril, depois de mais de dois meses encerrados ao público. Durante este período, as equipas estiveram a trabalhar na melhoria dos espaços para o aguardado regresso dos visitantes aos monumentos do Algarve.

Continuar a ler...

"Café com Letras" com o tema "Mulheres e violência doméstica: a cultura mete a colher”

Já pode ouvir a última edição do "Café com Letras" com o tema "Mulheres e violência doméstica: a cultura mete a colher”: em https://bit.ly/3lVeelp

As convidadas desta sessão foram Mónica Pereira, mestre em Educação Social pela Universidade do Algarve (UAlg) e Ana Borges coreógrafa da corpodehoje - Associação Cultural, com moderação a cargo de Adriana Freire Nogueira Diretora Regional da Direcção Regional de Cultura do Algarve

Continuar a ler...

Regulamentação dos Apoios Extraordinários para o Setor da Cultura

 

O Ministério da Cultura informa que foi hoje divulgada a regulamentação referente aos apoios extraordinários para o setor da cultura, no seguimento da publicação da Portaria n.º 37-A/2021. Este conjunto de medidas visa a mitigação dos impactos da crise pandémica, estimulando a retoma gradual das atividades culturais, em plena conformidade com o plano de desconfinamento recentemente anunciado pelo Governo.

No caso do Garantir Cultura, o aviso hoje publicado diz respeito ao subprograma destinado às entidades artísticas singulares e coletivas (pessoas singulares, grupos informais, entidades coletivas, incluindo empresários em nome individual sem contabilidade organizada) que prossigam atividades de natureza não comercial. Este subprograma do Garantir Cultura é financiado pelo Fundo de Fomento Cultural, no valor de 12 milhões de euros, sendo operacionalizado pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais – GEPAC.

Continuar a ler...

Faro, cidade Modernista no Sul da Europa - Mesa redonda


No próximo dia 25 de março, pelas 18h30, em direto no facebook, terá lugar uma conversa informal sobre arquitetura modernista em #Faro.
Faro destaca-se como cidade modernista no Sul da Europa, contando com cerca de 500 edifícios, num modernismo algo singular por ser fortemente adaptado ao clima do Algarve.

Continuar a ler...

Esclarecimento sobre horários de encerramento de salas de espetáculos / cinemas / auditórios / teatros (abertura prevista a 19 de abril)

 
A Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC) informa que o horário de encerramento das salas de espetáculos/cinemas/auditórios/teatros é às 22h00m durante a semana e às 13h00 ao fim de semana e feriados, a partir de 19 de abril (nível 2), data prevista para a abertura dos referidos equipamentos culturais, conforme o anexo I da Resolução do Conselho de Ministros n.º 19/2021, de 13 de março.
 

Continuar a ler...

Café com Letras "Mulheres e violência doméstica: a cultura "mete a colher"

O próximo Café com Letras terá lugar no dia 19 de março, às 18h30, online, e será dedicado ao tema "Mulheres e violência doméstica: a cultura "mete a colher". Poderá aceder à sessão via zoom colibri em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87341269653

As convidadas desta sessão são Mónica Pereira, mestre em Educação Social da UAlg, e Ana Borges, coreógrafa - "Corpo de Hoje Associação Cultural". A moderação está a cargo da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira.

Continuar a ler...

EstágiAP XXI - Programa de Estágios da Administração Pública

O INA vai ser responsável pela coordenação do Programa de Estágios “EstágiAP XXI”, aprovado em Conselho de Ministros e cujo regulamento foi publicado em Diário da República, a 3 de março.

Este programa destina-se a jovens licenciados até aos 30 anos que procuram o primeiro emprego ou novo emprego correspondente à sua área de formação, ou até aos 35 anos se forem portadores de deficiência ou incapacidade.

Continuar a ler...

Em tempos de distância, os Museus do Algarve reiventam-se e renovam a sua proximidade!

Os Museus, Parques Naturais e Centros de Ciência Viva da Rede de Museus do Algarve-RMA renovaram as suas estratégias para manter uma contínua e necessária proximidade com o público. A viagem pela história e cultura do Algarve está agora à distância de um clique na página da Rede de Museus do Algarve.

Continuar a ler...

Lídia Jorge vai ser convidada para o Conselho de Estado


Foto:Diana Quintela / Global Imagens /Diário de Notícias

A escritora algarvia Lídia Jorge vai ser convidada pelo Presidente da República para o Conselho de Estado. Irá ocupar o lugar deixado em aberto pelo filósofo Eduardo Lourenço. A notícia foi avançada pelo Diário de Notícias.

Lídia Jorge, nasceu em 18 de Junho de 1948, em Boliqueime (Loulé) e é uma das escritoras portuguesas mais galardoadas da atualidade. Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios, nomeadamente:...

Continuar a ler...