• Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres - Vanda Oliveira

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres - Vanda Oliveira

  • Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres - João Pedro

    Fortaleza de Sagres - João Pedro

  • "Rota Literária Saramago no Algarve"

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal Rota Literária do Algarve

Consulta Pública: Ermida de Santo António do Alto, em Faro, em Faro

Foi publicado no Diário da República, 2.ª Série, de 28 de outubro de 2022, o Anúncio de retificação n.º 907/2022,  que retifica o Anúncio n.º 219/2022, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 203, de 20 de outubro de 2022.

Está a decorrer o período de consulta pública do projeto de decisão relativo à classificação como monumento de interesse público (MIP) da Ermida de Nossa Senhora do Alto, em Faro, e à fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP).

Consulte o Anúncio n.º 219/2022, publicado no  Diário da República n.º 203/2022, Série II de 2022-10-20.

Continuar a ler...

10º Encontro de Arqueologia do Algarve

Silves recebe nos próximos dias 10 a 12 de novembro, o 10.º Encontro de Arqueologia do Algarve. O colóquio pretende divulgar os trabalhos de arqueologia ocorridos nos últimos anos no Algarve, bem como as problemáticas que lhe estão associadas, abrindo espaço também para a discussão de aspetos relacionados com a gestão e divulgação do património cultural.

Descarregue a Ficha de inscrição aqui

Continuar a ler...

DiVaM com propostas para miúdos e graúdos nos Monumentos do Algarve

Teatro, ateliers educativos e um espetáculo multidisciplinar são as próximas propostas do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, que acontecem de 3 a 6 de novembro, nos monumentos do Algarve afetos à DRCAlg – Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu.
A Ermida de Nª Sra de Guadalupe recebe a apresentação do projeto “Zé do Burrinho e Chico Ovelha - Unplugged Tour 2022”, no dia 3 de outubro, com sessões previstas para as 10h30 e 14h00.

Este projeto, do Ao Luar Teatro – Ideias Culturais, promove a recuperação e valorização da tradição oral do património cultural imaterial algarvio, numa animação divertida, cómica e musical, à volta do cancioneiro tradicional algarvio, das lenga lengas e dos trava línguas. A direção artística é de Rui Penas, com interpretação de Daniel Romeiro e Rui Penas, e produção executiva de Célia Martins. Para mais informações contacte: aoluarteatro@gmail.com

Continuar a ler...

Corus Fest – Em Canto pelo património sem fronteiras

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira, Vila do Bispo) recebe o concerto “Corus Fest – Em Canto pelo património sem fronteiras”, no próximo domingo, dia 13 de novembro, pelas 16 horas.

Trata-se de um concerto que atende à efeméride de evocação do Infante D. Henrique na data da sua morte. A programação musical prevê música coral, erudita ou sacra, adequada a este templo, em conjugação com uma performance literária com afinidade à efeméride. Com direção artística de Nuno Sequeira Rodrigues e encenação de Fernando Jorge Cabral.

Continuar a ler...

Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres abre ao público

O Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres abre ao público no dia 13 de novembro, a partir das 14h00

No rés-do-chão, a exposição permanente pretende levar o visitante a refletir sobre o valor singular deste território, desde a Antiguidade até aos nossos dias, e de como este se relaciona com a Expansão Portuguesa e a figura do Infante D. Henrique, proporcionando aos visitantes uma experiência interativa sobre a relevância de Sagres para a história da humanidade.

No primeiro andar, destinado a exposições temporárias, vai ser inaugurada a exposição de Manuel Baptista “Territórios Invisíveis”. Este espaço pretende proporcionar aos visitantes novas perspetivas e olhares, quer através de um conteúdo mais histórico, quer através de um olhar contemporâneo, fomentando uma atitude de descoberta e de questionamento.   

Continuar a ler...

Voluntariado e Cidadania Activa em debate no Café com Letras de novembro

O próximo Café com Letras, que acontece esta sexta-feira, dia 18 de novembro, às 18h30, na Fnac, do Fórum Algarve, em Faro, irá falar sobre Voluntariado e Cidadania Activa, com os convidados Cátia Martins, Doutorada em Psicologia, Mestre em Psicologia Educacional, é Docente da Universidade do Algarve e Coordenadora do Projeto UAlg V+, e Rui Monteiro, Engenheiro Civil de formação, Professor de profissão, licenciado em Psicologia e voluntário desde os 14 anos, os últimos na área do Projeto Voluntariado de Leitura. A moderação está a cargo de Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

Continuar a ler...

Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres já abriu

O Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres abriu as portas ao público ontem, dia 13 de novembro.

Este espaço propõe uma viagem à história da expansão portuguesa, nas suas diversas vertentes, nas mais e nas menos positivas.

O edifício alberga também um Centro de Arte Contemporânea.

A sessão de abertura aconteceu junto à primeira peça da exposição, a antiga porta da Fortaleza do século XVIII, com as intervenções de Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve, e Rute Silva, presidente da Câmara Municipal de vila do Bispo. Na sua intervenção, a Diretora Regional deu a conhecer os dois espaços – a exposição permanente e a galeria temporária - que enriquecem a oferta cultural da Fortaleza, mas principalmente da região.

Continuar a ler...

“Vizinhes sem Fronteiras” em Milreu

As Ruínas de Milreu recebem este domingo ( 20 de novembro), às 15h00, duas estreias do projeto de teatro comunitário “Vizinhes sem Fronteiras”, um espetáculo promovido pelo Coletivo JAT – Janela Aberta Teatro para o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

 A sessão agendada para sábado, dia 19 de novembro, já está esgotada.

O “Teatro de Vizinhes – Faro” apresenta-nos uma nova criação, que tem como tema a Água, ou melhor dito a falta dela, e as consequências que isso provoca para a região e para os habitantes de Faro em particular. E o “Grupo de Teatro Comunitário Quarteira Fora da Caixa” traz-nos o “Aluga-se”, que tem como tema a falta de habitação, causada pela pressão turística e imobiliária, assim como as consequências para os habitantes da região.

Continuar a ler...

DRCAlg apresenta “Rota Literária Saramago no Algarve”

“Ninguém é viajante se não for curioso” José Saramago

No mês em que se assinala o centenário do nascimento do Prémio Nobel da literatura José Saramago, a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) assinala essa efeméride com o lançamento da "Rota Literária Saramago no Algarve" e a inauguração da exposição “Viagem fotográfica ao Algarve”, a ter lugar no próximo dia 26 de novembro, às 16h00 na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António.

A Rota "Literária Saramago no Algarve" foi redigida por Diego Mesa a partir do seu livro Viagem ao Algarve, inspirado em Viagem a Portugal de José Saramago e desenvolvida em colaboração com a associação 1/4 Escuro - Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António, tendo por objetivo a criação de um conjunto de itinerários literários complementares aos existentes no Algarve.

Continuar a ler...

Documentário Gentes do Cabo, Faroleiros de Vila do Bispo e Cabo São Vicente para ver na Fortaleza de Sagres

A programação do DiVaM vai continuar no próximo domingo, dia 27 de novembro, às 16h00, no auditório da Fortaleza de Sagres, com a apresentação do documentário Gentes do Cabo, Faroleiros de Vila do Bispo e Cabo São Vicente. Este é um trabalho dedicado à memória e às gentes do território de Vila do Bispo, que cruza e interseta factos, histórias e vivências dos faroleiros e suas famílias.

O documentário, de Patrícia Leal e Vera Abreu, ilustra as particularidades da vida dos faroleiros, uma profissão exigente e modo de vida itinerante, desconhecida por muitos, assim como as histórias de muitas noites de vigia.

Continuar a ler...

Diretora Regional da Cultura presente no Encontro da Rede de Museus do Algarve

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, participou na sessão de abertura do 5º Encontro da Rede de Museus do Algarve que decorreu, hoje, na Biblioteca Municipal de Olhão. A organização é da Rede de Museus do Algarve(RMA)  e do Município de Olhão, através do Museu Municipal de Olhão.

A Direção Regional de Cultura é um dos membros da RMA e fez-se representar na sessão pela sua Diretora, Adriana Freire Nogueira. A RMA é uma estrutura que “cumpre os objetivos que o próprio termo «rede» implica, como seja a troca de experiências, a aprendizagem partilhada, o pensar as soluções para problemas comuns”, realçou a Diretora Regional na sessão inaugural.

Continuar a ler...

Rota Literária Saramago no Algarve apresentada em Vila Real de Santo António

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, apresentou a "Rota Literária Saramago no Algarve", um projeto da DRCAlg. A sessão teve lugar no passado sábado, na Bibbloteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, onde decorreu, também, a inauguração da exposição "Viagem fotográfica ao Algarve", um projeto da Associação 1/4 Escuro, que realizou uma recolha fotográfica dos locais visitados por Saramago.
A cerimónia de apresentação contou com as palavras de boas-vindas do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, a intervenção da vereadora responsável pelo pelouro da cultura, Maria da Conceição Pires, e a presença de membros da direção e associados da Associação 1/4 Escuro.

Continuar a ler...

“Zdravlijica” – Marca do Património Europeu –

A “Mensagem da Primavera dos Povos” que apela à Paz

 

A semana que inaugura a chegada da Primavera, e que integra o Dia Mundial da Poesia, parece constituir a melhor ocasião para dar a conhecer um poema muito especial, particularmente no contexto que vivemos.

O poema Zdravlijica da autoria do poeta esloveno France Prešeren foi escrito em 1844. Apenas após a abolição da censura, em 1848, foi possível a sua publicação, na sequência do conjunto de movimentos revolucionários de matriz liberal, conhecido como a “Primavera dos Povos”.

O poema carrega uma importante mensagem humanista e reúne os ideais de respeito mútuo, de conciliação, e de união entre povos e nações, representando também a liberdade de expressão e a luta contra a censura. Constituiu ainda uma referência para os movimentos de resistência ao nazismo e fascismo, tendo sido reimpresso no ano 1944.

Zdravlijica tornou-se largamente conhecido, depois de traduzido para alemão e para as línguas escandinavas e, mais tarde, para a língua inglesa. No decorrer dos anos 80 e princípios dos anos 90 foi cantado inúmeras vezes, durante o período de democratização que desembocou na independência da Eslovénia. Em 1991 parte do texto foi adotado para integrar o hino nacional da Eslovénia.

Continuar a ler...

Projeto Magallanes_ICC avança com workshop sobre

 “A história do Algarve e a primeira globalização”

 

 

No âmbito do projeto MAGALLANES_ICC - Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas, a Direção Regional de Cultura do Algarve promoveu, no dia 17 de novembro, um workshop sobre “A história do Algarve e a primeira globalização”, organizado por Rui Manuel Loureiro, professor do ISMAT, investigador do CHAM-NOVA, e coordenador da investigação histórica do projeto.

O workshop reuniu investigadores de várias universidades e centros de investigação portugueses, especialistas em diversas áreas historiográficas que abrangem os séculos XIV a XVII, e todos com relevantes publicações académicas no âmbito da história do Algarve.

A intervenção de abertura esteve a cargo de João Paulo Oliveira e Costa (FCSH-NOVA & CHAM/NOVA), que, destacando desde logo a especificidade histórica do “Reino do Algarve”, justificadora de uma análise historiográfica específica, traçou um informado balanço dos trabalhos de investigação e também das acções de divulgação que têm sido desenvolvidos nas últimas três décadas, no âmbito da temática “Algarve / Descobrimentos”.

Continuar a ler...

Apoio Social Extraordinário para Profissionais da Cultura
disponível a partir de hoje

O Ministério da Cultura prossegue a execução das medidas de apoio extraordinário ao setor da cultura no contexto de resposta à pandemia da doença COVID-19, publicamente apresentadas no passado dia 14 de janeiro.

Assim, está a partir de hoje, 18 de fevereiro, disponível para preenchimento o formulário destinado aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura, sob a forma de subsídio, no valor de 1 Indexante de Apoio Social, ou seja, de 438,81 euros, atribuído aos trabalhadores da cultura que sejam exclusivamente trabalhadores independentes, conforme consagrado na Portaria nº 37-A/2021. O formulário pode ser preenchido até dia 18 de março de 2021.

Continuar a ler...