• Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

    Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Banco de Projetos 2021 - 2022 | 3.ª Convocatória | 16 de julho a 5 agosto

Está a decorrer, até dia 5 de agosto, inclusive, a 3.ª convocatória para a seleção de laboratórios de experimentação artística, do Banco de Projetos 2021 - 2022, no âmbito do Programa Interreg Magalhanes_ICC,

O Banco de Proyectos é um programa do Instituto de Cultura e Artes de Sevilha, que tem como objetivo fomentar os processos de investigação, criação e experimentação em todas as áreas e práticas da cultura contemporânea; incorporar os projetos resultantes na programação dos espaços, programas ou outros contextos de apresentação.

 

Continuar a ler...

DiVaM leva música, teatro e circo aos Monumentos do Algarve

O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM apresenta, este fim de semana, várias atividades culturais em todos os seus monumentos. Na sexta e sábado, dias 23 e 24 de julho, há teatro nas Ruínas Romanas de Milreu com a peça “Uma Praia em Milreu”. A Fortaleza de Sagres acolhe, no dia 23, o espetáculo “Innana” e no domingo, dia 25, decorre Barbelix, um espetáculo de circo contemporâneo. Na Ermida de Guadalupe realiza-se, no dia 24, o concerto de música antiga com instalação sonora “Sons da Terra”.

O Auditório da Fortaleza de Sagres acolhe, no dia 23 de julho, pelas 18h00, o espetáculo “Innana”, pelo Ensemble Armilar, um projeto da Questão Repetida – Associação Cultural, com Elsa Mathei (Direção musical e artística e cravo), Ana Falé (Direção artística e narração), Denys Stetsenko (violino barroco), Ana Sousa (viola de gamba) e Monica Catalá (ilustração).

Continuar a ler...

 "Costa Vicentina Early Music Fest" na Ermida de Nossa

Senhora de Guadalupe

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo, recebe, de 31 de julho a 28 de agosto, a 1ª edição do “Costa Vicentina Early Music Fest”.


No último sábado de julho e todos os sábados de agosto, às 16h00, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, um dos monumentos nacionais afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, é palco de 5 concertos, que lhe devolvem a sonoridade dos instrumentos antigos, pela mão de artistas que trabalham entre-mundos, entre-géneros e entre-regiões.


Organizado pel’ O Corvo e a Raposa – Associação Cultural, o festival que é financiado pelo Programa Garantir Cultura, tem como parceiro institucional a República Portuguesa - Ministério da Cultura e conta ainda com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e Antena

Continuar a ler...

Cartaz Faro Futuro

Lendas e Hip-hop fazem “Retrospetiva de um Faro Futuro” em Milreu

As Ruínas Romanas de Milreu vão receber o espetáculo “Retrospetiva de um Faro Futuro”, no dia 4 de setembro, pelas 21h30. Este é um projeto promovido pela Associação Plutão de Verão, para o DiVaM, que terá interpretação em língua gestual portuguesa.


O projeto consiste numa apresentação multidisciplinar, onde a leitura de lendas tradicionais e urbanas, será realizada ao som de hip–hop.


A direção artística é de Diogo Simão e a criação e interpretação de Nuno “Kabula” Esmael.
A leitura está a cargo de: André Canário, Miguel Martins Pessoa, João de Brito, Fúlvia Almeida, Tânia Silva, Catarina Silva, Vasco Seromenho e Luís Vicente.

 

 

Continuar a ler...

Designação do diretor da Fortaleza de Sagres e Ermida de

Nossa Senhora de Guadalupe

                              

A Diretora Regional de Cultura, Adriana Freire Nogueira, designou, no passado dia 14 de julho, Luciano Guerreiro Rafael, 43 anos, como diretor da unidade orgânica Fortaleza de Sagres e da Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, após a conclusão do procedimento concursal internacional e de acordo com a proposta do júri.

Licenciado em Gestão Financeira, pós-graduado em Administração e Desenvolvimento Regional, a frequentar a pós-graduação em Património Imaterial, Luciano Rafael é Técnico Superior desta direção regional, onde exercia, em regime de substituição, este mesmo cargo que agora passa a ocupar, em comissão de serviço, por um período de três anos, renovável por duas vezes por igual período.

 

Continuar a ler...

DiVaM apresenta na Fortaleza de Sagres “Trovas na Areia”


“Trovas na Areia”, um espetáculo de simbiose entre o canto lírico, a música e a ilustração em areia em tempo real é o próximo projeto do programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve - DiVaM, a ter lugar no dia 31 de julho, pelas 18h00, no auditório da Fortaleza de Sagres, um projeto da ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Algarve.

Continuar a ler...

Nasser Bin Hamad Prémio Internacional Criatividade dos Jovens | Candidaturas até 1 de setembro

Estão a decorrer as candidaturas à 6.ª edição do Prémio Internacional de Criatividade dos Jovens, lançado pelo representante do Rei do Bahrein para assuntos da juventude e trabalho humanitário.

Este prémio tem como objectivo desenvolver as capacidades e talentos dos jovens, estreitar relações entre jovens do reino do Bahrein e jovens de vários pontos do mundo, através da troca de experiências e proporcionando um ambiente aberto competitivo e justo para que os jovens possam valorizar a sua criatividade em diversas áreas, nomeadamente: Arquitetura, Arte, Cinema, Ciência, Design Gráfico, Fotografia.

Continuar a ler...

DiVaM promove ateliers de criação e experimentação artística para a comunidade na Ermida de Guadalupe

No âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira /Vila do Bispo) irá acolher, de 17 de agosto a 11 de setembro, o projeto “Em Campo | No Longe | No Perto”, uma iniciativa da CAMA – Associação Cultural.

Em Campo | No Longe | No Perto” é um projeto de integração da comunidade em processos criativos, que normalmente são de difícil acesso em áreas periféricas, desmistificando o papel do artista no contexto social e profissional. Tem como base o convite a artistas e outros colaboradores na partilha de processos criativos ou do pensamento e reflexão sobre práticas artísticas com a comunidade.

Continuar a ler...

Bezaranha leva "Eis o Algarve" a Milreu

No âmbito do Bezaranha - Programa Cultural em Rede no Algarve , as Ruínas Romanas de Milreu acolhem, no próximo sábado, dia 7 de agosto, pelas 21h30, o espetáculo musical e multimédia Eis o Algarve. A direção artística e musical é de Nelson Conceição e produção de Associação Recreativa e Cultural de Músicos.


BILHETES | 968 506 072 (10h às 13h / 15h às 18h).

Continuar a ler...

Dia Internacional da Juventude com entrada gratuita

nos Monumentos do Algarve

A Direção Regional de Cultura do Algarve associa-se às Comemorações do Dia Mundial da Juventude, que se celebra no dia 12 de agosto.

Durante este dia todos os jovens, entre os 12 e os 29 anos, poderão usufruir de entrada gratuita nos Monumentos do Algarve - Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu.

Continuar a ler...

Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo” na  Fortaleza de Sagres 

10 de agosto a 8 de outubro de 2021

Exposição Fotográfica patente ao público na Fortaleza de Sagres que testemunha o olhar de 23 jovens, dos 16 aos 85, que a visitaram no âmbito do Projeto “Oficinas no Cabo do Mundo”.

Esta exposição é um convite a uma visita à Fortaleza através do olhar do outro, da forma como viu e sentiu aquele espaço, como descobriu as ténues linhas, as efémeras sombras, os detalhes, as nuances impercetíveis, os momentos fugidios, paralisando o movimento, eternizando o momento, fotografando de forma única e artística, produzindo imagens e memórias inesquecíveis.

"Oficinas no Cabo do Mundo” é um Projeto que envolve jovens que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro e seniores residentes na freguesia de Alte por si convidados a embarcarem numa viagem de descoberta, de exploração, de troca de conhecimentos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres.

Continuar a ler...

CINEMA NAS RUÍNAS - Sessão de dia 14 de agosto esgotada

 

A DRCAlg informa que a sessão de cinema agendada para o próximo sábado, dia 14 de agosto, com o filme  “Asterix – O Domínio dos Deuses”, está esgotada.


Para as sessões de dia 21 e 28, as inscrições devem ser enviadas para milreu@cultalg.gov.pt

No dia 21 de agosto, a proposta é o filme “Rainha do Deserto”. Estreado no Festival de Cinema de Berlim, e com assinatura do realizador alemão Werner Herzog, esta é uma história biográfica que adapta a obra homónima escrita por Georgina Howell (1942-2016) sobre Gertrude Bell, arqueóloga, escritora, cartógrafa e política britânica do início do século XX. O elenco inclui Nicole Kidman, James Franco, Damian Lewis e Robert Pattinson.

Continuar a ler...

No Dia Internacional da Juventude damos a conhecer o filme

“Rosa dos Ventos”

“Rosa dos Ventos” pretende constituir uma estratégia de promoção da Marca do Património Europeu, projeto ainda relativamente recente, e no qual o Promontório de Sagres se integra.

A Marca do Património Europeu (MPE) destaca sítios patrimoniais de particular relevância para a História e Cultura Europeias e tem como principal objetivo criar um sentimento de pertença à União Europeia e de partilha de um conjunto de valores comuns, principalmente entre os mais jovens. Para mais informações sobre a MPE consulte : https://www.ehl-network.eu/european-heritage-label/

Continuar a ler...

CINEMA NAS RUÍNAS - Sessão de dia 21 de agosto esgotada

A DRCAlg informa que a sessão de cinema agendada para o próximo sábado, dia 21 de agosto, com o filme  Rainha do Deserto" , está esgotada.

O ciclo CINEMA NAS RUÍNAS, no magnífico cenário da villa romana de Milreu, encerra no dia 28 de agosto, com o filme “Viagem em Itália”, um clássico de 1954. Realizado por Roberto Rossellini com as interpretações de Ingrid Bergman, George Sanders e Maria Mauban.

Para a sessão de dia 28, as inscrições devem ser enviadas para milreu@cultalg.gov.pt

Todas as sessões têm início às 21h30, sendo necessária marcação prévia.

Continuar a ler...

DiVaM leva canções de Zeca Afonso à Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres acolhe no próximo dia 28 de agosto, pelas 18h00, o espetáculo musical “Canções para Expandir Horizontes”, um projeto da Sociedade Filarmónica Portimonense, para o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, o programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve.

“Canções para Expandir Horizontes” apresenta arranjos de canções originais do cantautor Zeca Afonso, interpretadas por um ensemble instrumental e voz solista. O espetáculo tem a direção artística e musical de Vasco Ramalho e Gabriel Rodeia. O Maestro é Gabriel Rodeia.

O espetáculo realiza-se ao ar livre, para que todos possam fruir, em simultâneo, da paisagem marítima, do horizonte do Promontório de Sagres e das canções de Zeca Afonso.

O concerto tem entrada livre, mas sujeita a reserva/inscrição prévia. Para mais informações e reservas contacte: sfportimonense@gmail.com

Continuar a ler...