• Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres - Vanda Oliveira

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres - Vanda Oliveira

  • Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres - João Pedro

    Fortaleza de Sagres - João Pedro

  • "Rota Literária Saramago no Algarve"

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal Rota Literária do Algarve

Estatuto dos Profissionais da Cultura

Todos os profissionais do setor da cultura poderão beneficiar do Estatuto caso se encontrem há mais de 1 mês sem atividade profissional.

Saiba como registar-se em www.estatutocultura.pt

#cuidarte é estatuto

Continuar a ler...

Marca do Património Europeu
 Na Europa Global, que valores importa promover, hoje, mais do que nunca?


A Marca do Património Europeu dá destaque a sítios patrimoniais que representam marcos simbólicos da construção da Europa e da União Europeia, mas também VALORES, de Cidadania, de Democracia e de Direitos Humanos.


Em Portugal, foram distinguidos até ao momento, 4 sítios com esta marca, um deles aqui bem perto de nós, em território algarvio: o Promontório de Sagres.

Continuar a ler...

Café com Letras "Arte Urbana"

A próxima sessão, da rubrica mensal, "Café com Letras" será dedicada à “Arte Urbana” e irá realizar-se no dia 10 de fevereiro, pelas 18h30, na Fnac do Forum Algarve, em Faro.

Os convidados são Alexandre Barata - Xana (UAlg) e Nuno Pereira (LAC), com a moderação de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

O “Café com Letras” é organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a Biblioteca da Universidade do Algarve e a Fnac.

Continuar a ler...

Nota de Pesar - Júlio Conrado

 

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, lamenta profundamente a morte do escritor e crítico literário de Júlio Conrado (1936-2022).


Natural de Olhão, Júlio Conrado publicou o seu primeiro livro (contos) em 1963 e o primeiro ensaio literário na imprensa de âmbito nacional em 1965 (Diário de Lisboa).


Durante vários anos assegurou o balanço literário no jornal O Século. Exerceu crítica literária na Vida Mundial, no Diário Popular, no Jornal de Letras e na revista Colóquio Letras. Após a aposentação, foi convidado para colaborar, como director executivo, na Fundação D. Luís I, onde coordenou a revista de cultura e pensamento Boca do Inferno.

Continuar a ler...

A Fortaleza de Sagres está em exposição em Milreu

A exposição fotográfica "Oficinas no cabo do Mundo" leva a Fortaleza de Sagres às Ruínas Romanas de Milreu, até ao próximo dia 28 de fevereiro.

Esta exposição é o resultado de um Projeto que envolveu jovens que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro e seniores residentes na freguesia de Alte por si convidados a embarcarem numa viagem de descoberta, de exploração, de troca de conhecimentos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres.

Continuar a ler...

Acesso Cultura regressa a Faro para debater

“Os nossos valores: nem tidos nem achados?”

Os debates Acesso Cultura regressam a Faro ao formato presencial, mais uma vez com a colaboração da DRCAlg. O encontro será no dia 15 de fevereiro, às 18h30, com o tema “Os nossos valores: nem tidos nem achados?”

A sessão realiza-se no Teatro das Figuras, com as convidadas Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve, Carolina Santos, da Mákina de Cena, Daniela Garcia, do projeto Open Studios Faro, e a moderação de João de Brito, ator, encenador e diretor artístico do Lama Teatro.

Continuar a ler...

Publicada a Estratégia Nacional de Promoção da Acessibilidade e Inclusão

dos Museus, Monumentos e Palácios 2021-2025

Foi hoje publicada a Estratégia Nacional de Promoção da Acessibilidade e Inclusão dos Museus, Monumentos e Palácios 2021-2025 (EPAI) na dependência da Direção-Geral do Património Cultural e das quatro Direções Regionais de Cultura. O documento agora aprovado resulta de um trabalho conjunto desenvolvido com a Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

O Despacho, publicado em Diário da República e assinado pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, integra os contributos remetidos pelas diversas entidades consultadas desde 2021, e traduz a importância de o património da responsabilidade da Administração Pública dispor de um instrumento estruturador para uma maior promoção da acessibilidade e inclusão de todas as pessoas.

Continuar a ler...

Consulta Pública: Projeto de Classificação da Fabrica do Inglês, em Silves

 

Está a decorrer o período de consulta pública do projeto de decisão relativo à classificação como monumento de interesse público (MIP) da Fábrica do Inglês, incluindo os jardins e o património móvel integrado, nomeadamente o do Museu de Cortiça, em Silves.

Consulte o Anúncio n.º 22/2022, publicado em Diário da República n.º 29/2022, Série II de 2022-02-10

Continuar a ler...

Open call;  Festival da nova Bauhaus Europeia | Até 7 de março

A Comissão Europeia convida organizações, coletivos de arte, instituições, universidades, arquitetos, cidades, regiões, empresas, artistas, estudantes, cientistas, inovadores e todos os interessados ​​a fazer parte do primeiro Festival da Nova Bauhaus Europeia que terá lugar em Bruxelas de 9 a 12 de junho, naquela que será a primeira edição deste festival que pretende relevar os valores e princípios da Nova Bauhaus Europeia.

Continuar a ler...

Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

& o Hospital Franja Partisan - Sítio Marca do Património Europeu

A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o dia 11 de fevereiro, como o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas da Ciência. Hoje daremos a conhecer o Hospital Franja Partisan, um dos 48 sítios distinguidos com a Marca do Património Europeu, projeto que reconheceu também o Promontório de Sagres, pela sua relevância à escala europeia.

O Hospital Franja Partisan foi um hospital secreto da II Guerra Mundial, escondido nas montanhas da Eslovénia, numa zona recôndita de desfiladeiros, que esteve em funcionamento desde dezembro de 1943 até ao final da guerra. Constitui um símbolo extraordinário de resistência, de coragem, de solidariedade e de organização médica integrada, para providenciar cuidados de saúde, aos combatentes de diferentes nacionalidades, inclusive os do lado inimigo, numa zona ocupada pelo Terceiro Reich. Foi gerido por um movimento de resistência contra o fascismo e a ocupação nazi.

Continuar a ler...

Página "Águas em Milreu" já está online

No âmbito do programa cultural DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos - que em 2021 teve como tema central "Património, Comunidade e Inclusão", a ACASO - Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão promoveu o projeto Águas em Milreu. Este teve um cariz artístico, ambiental, cultural e patrimonial, tendo como principal objetivo a divulgação e valorização das Ruínas Romanas de Milreu.

Águas em Milreu foi dirigido ao público em geral, mas com forte incidência no público infantil, em idade escolar, e inclusão de pessoas com deficiência.

Continuar a ler...

Café com Letras sobre "Arte Urbana" já está disponível

A ùltima edição do café com Letras, que teve como tema "Arte Urbana" já está disponível na Rádio Rua. Os convidados foram Alexandre Barata - Xana (UAlg) e Nuno Pereira (LAC), com a moderação de Anabela Afonso, Chefe de Divisão de Promoção e Dinamização Cultural, da DRCAlg.

O “Café com Letras” é organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a Biblioteca da Universidade do Algarve e a Fnac. Conta com o apoio da RUA FM - Rádio Universitária do Algarve.

Continuar a ler...

Concurso Lusófono da Trofa 2022 - Candidaturas até 31 maio

Estão abertas as candidaturas, até dia 31 de maio, para a 21ª edição do Concurso Lusófono da Trofa. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Trofa com o apoio do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.. tem como grande objetivo fomentar a escrita criativa e valorizar a expressão literária, criar/consolidar hábitos de leitura e escrita, simultaneamente divulgando autores de língua oficial portuguesa e promovendo a ilustração na literatura infantil.

O Prémio Matilde Rosa Araújo premeia o autor do melhor conto com 2500 euros e há ainda um prémio de Melhor Ilustração, no valor de 2000 euros. O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do prémio ilustração a fim de possibilitar a sua publicação e lançamento nacional. Este ano, a data limite para entrega dos trabalhos é até 31 de maio.

Consulte o  regulamento

Continuar a ler...

Webinar: o Estatuto dos Profissionais da Cultura

No dia 23 de fevereiro, das 9h30 às 11h00, decorrerá o Webinar: o Estatuto dos Profissionais da Cultura, dinamizado pelo PRA - Raposo, Sá Miranda & Associados Sociedade de Advogados, SP.

No presente Webinar serão analisados, entre outros, o regime laboral e fiscal, assim como a realidade portuguesa em cinema, televisão e música dos profissionais da cultura.

Continuar a ler...

A Magazine é a nova revista sobre Arte, Cultura e Património no Algarve, Alentejo e Andaluzia

Esta publicação foi um dos 10 projetos selecionados ao Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo, promovido e organizado pela Universidade de Évora através do ArteriaLab e financiado pelo Interreg – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do projeto Magallanes_icc e tem como objetivo captar ideias no setor cultural e criativo.

Neste primeiro número fique a conhecer as  histórias do Cão de Água Português, do Morgado do Quintão e algumas peças da Palmas Douradas.

A revista está disponível aqui.

Continuar a ler...