• Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres - Vanda Oliveira

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres - Vanda Oliveira

  • Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres - João Pedro

    Fortaleza de Sagres - João Pedro

  • "Rota Literária Saramago no Algarve"

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal Rota Literária do Algarve

DiVaM em Milreu com “Acordeão, Fagote e Bailarinos”

 

As Ruínas Romanas de Milreu acolhem este sábado, dia 10 de julho, pelas 19h00, o espetáculo "Acordeão, Fagote e Bailarinos", um projeto da Associação de Acordeão do Algarve, no âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve.

“Acordeão, Fagote e Bailarinos” é um projeto eclético que busca sonoridades peculiares, onde a fusão entre o acordeão, de raízes tradicionais, o fagote (música clássica) e o movimento dos bailarinos irá proporcionar uma ambiência artística muito particular. Com Gonçalo Pescada, no acordeão, no Bandonéon Eduardo Sirtori, no fagote, e a participação especial dos bailarinos Fábio Henriques e Rita Ramires.

Continuar a ler...

A Cultura na Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças no Programa CERV | Até 7 de setembro

Está aberta a call Proteger e promover os direitos da criança, até 7 de setembro de 2021 | CERV-2021-CHILD [en] do programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV) 2021-2027, resultante da fusão do programa “Direitos, Igualdade e Cidadania” (REC) e do programa “Europa para os Cidadãos”.

O programa irá apoiar financeiramente projetos e ações que promovam a não discriminação e a igualdade de género, os direitos da criança, a memória europeia e o envolvimento dos cidadãos, bem como o combate ao racismo e à violência com base no género e permite com conjunto de atividades como:

Continuar a ler...

Curadoria de Exposições para Profissionais dos PALOP 
Inscrições até 22 julho

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Escola das Artes Católica Porto têm abertas inscrições, para um curso online, destinado a profissionais dos PALOP da área curatorial.
Nuno Crespo e Paula Nascimento são os coordenadores deste curso, composto por dez módulos sobre temas fundamentais da formação de um curador contemporâneo, mesas-redondas online com convidados e um encontro semanal para a discussão de leituras e projetos.
É dirigido a 20 profissionais dos PALOP, com o mínimo de 3 anos de experiência profissional ou de aprendizagem em áreas como artes visuais, história de arte, estudos culturais, filosofia ou teorias das artes, museologia, produção e gestão cultural, literatura ou novos media, que demonstrem apetência pelo estudo e prática curatorial no campo das artes visuais contemporâneas.

Continuar a ler...

Curso Mestre-Aprendiz "Arquitetura Tradicional - Cana e Revestimentos"

 No âmbito do Projeto Magallanes_ICC, a Cooperativa QRER, que dinamiza a QRIAR - Incubadora Criativa do Algarve, promove o Curso Mestre-Aprendiz "Arquitetura Tradicional - Cana e Revestimentos", entre 23 de julho e 1 de agosto, em Alcoutim.

A formação a cargo da  Cooperativa Voltes, de Barcelona, pretende dar continuidade ao processo de transmissão de saberes mestres-aprendizes, através da realização de uma nova ação de capacitação com o objetivo de formar 10 novos artesãos ao nível do uso da cana na construção civil, isoladamente e com cobertura e isolamento de argila e cal.

Continuar a ler...

Bolsa de Apoio para Jovens Artistas Plásticos da Fundação Oriente 

Candidaturas até 1 de agosto

A Fundação Oriente lança um concurso de apoio à criação artística destinado a jovens artistas plásticos em início de carreira. Desafiados a apresentar a concurso ideias de objectos de arte plástica a criar ou desenvolver, serão apreciadas e selecionadas pelo júri.

O artista escolhido receberá uma bolsa para a produção artística, a oportunidade de expor a sua obra no Museu do Oriente e a oportunidade de ver divulgada a sua obra e exposição pelos meios de comunicação próprios da Fundação Oriente.

Continuar a ler...

Linhas de Apoio na Ibercena 2021/2022

Residências, coprodução e programação, até 14 de outubro

Na sequência da adesão de Portugal, em 2019, ao Programa Iberescena Artes Escénicas Iberoamericanas , as estruturas artísticas portuguesas poderão candidatar-se este ano, pela segunda vez, às linhas de apoio disponíveis através do Fundo de ajuda para as Artes Cénicas Ibero-americanas IBERCENA. Podem candidatar-se com projetos a uma das três linhas de apoio aprovadas pelo Conselho Intergovernamental do IBERESCENA:

 

Continuar a ler...

Abertas as candidaturas para Bolsas de Estudo e Apoio Mentorias Zona 2

Candidaturas até 6 de Setembro de 2021

O Zona II já começou a disponibilizar mentorias e bolsas de estudo em escolas profissionais.
Esta iniciativa, desenvolvida pelo Wil de Carvalho e a Maria Goucha em parceria com o Clube Criativos Portugal visa aproximar e trazer novas visões, talentos, referências e insights oriundos das periferias e de pessoas com menos acesso ao setor das indústrias criativas.

Continuar a ler...

Associação de Acordeão do Algarve levou música e dança a Milreu

No passado sábado, ao final da tarde, as Ruínas Romanas de Milreu foram palco do espetáculo "Acordeão, Fagote e Bailarinos", promovido pela Associação de Acordeão do Algarve, no âmbito do DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve.


"Acordeão, Fagote e Bailarinos" apresentou Gonçalo Pescada, no acordeão e no Bandonéon Eduardo Sirtori, no fagote, e a participação especial dos bailarinos Fábio Henriques, Rita Ramires e Beatriz Batista.

Continuar a ler...

Webinar "O Património como vetor de desenvovimento do Interior"

Realiza-se no próximo dia 15 de julho, em Barrancos, o webinar "O Património como vetor de desenvolvimento do Interior", promovido pela Historicalia.
 

A DRCAlg vai estar representada pela arqueóloga Ângela Ferreira, que irá apresentar uma comunicação, via zoom, com o tema "Algarve, para além do Sol e Mar. Estratégia Cultural para o Interior Algarvio".

Continuar a ler...

WORKSHOPS Green Shooting Portugal: da teoria à prática

Nos próximos dias 26, 28 e 30 de julho, terão lugar os Workshops Green Shooting Portugal – Da teoria à prática.

Dirigidos aos profissionais do setor do cinema e audiovisual, numa parceria da Portugal Film Commission com a Green Consultant Dörte Schneider, estes workshops servirão de visita guiada ao Guia Green Shooting Portugal, elaborado pela PFC e lançado a 31 de maio último.

Continuar a ler...

Cooperativa QRER promove passeio em Alte "Na Rota do Esparto"

A Cooperativa QRER que dinamiza a QRIAR - Incubadora Criativa do Algarve, promove no âmbito do projecto Magallanes_ICC, um percurso a pé, no dia 18 de julho, às 9h00. pela já sinalizada "Rota do Esparto" (desde 1995) na aldeia de Alte. A guia, Sónia Silva (Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte), irá partilhar com os participantes todo o processo desde a identificação da planta (Stipa tenacissima) até ao momento do entrançado com artesãs locais com décadas de experiência no ofício.

Continuar a ler...

DiVaM apresenta na Fortaleza de Sagres e Ermida de Guadalupe

exposição multimédia, performance musical e concerto

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e a Fortaleza de Sagres acolhem, nos dias 17 e 18 de julho, uma exposição multimédia, uma performance musical e um concerto, no âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, o programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve.

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe apresenta, a partir de dia 17 de julho, a exposição multimédia “Urban Sketchers desenham os Monumentos do Algarve”. Esta exposição dá a conhecer alguns dos trabalhos, de um desafio lançado pela Direção Regional de Cultura do Algarve aos Urban Sketchers do Algarve, para desenharem, in situ, a Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e as Ruínas Romanas de Milreu, bem como outros monumentos da região.

Continuar a ler...

Bustos imperiais de Milreu: Agrippina minor, Adriano e Galieno em processo
de classificação como «tesouro nacional»


Foi publicado no Diário da República n.º 135/2021, Série II de 2021-07-14 o Anúncio n.º 153/2021 relativo à Classificação como conjunto de interesse nacional (CIN), com a designação de «tesouro nacional», de três bustos imperiais provenientes da villa romana de Milreu: Agrippina minor, Adriano e Galieno.O  Prazo de pronúncia dos interessados decorre até dia 25 de agosto de 2021.

No Centro Interpretativo das Ruínas Romanas de Milreu estão expostas as réplicas dos bustos, que estão agora, em processo de classificação.

Continuar a ler...

Banco de Projetos 2021 - 2022 | 3.ª Convocatória | 16 de julho a 5 agosto

Está a decorrer, até dia 5 de agosto, inclusive, a 3.ª convocatória para a seleção de laboratórios de experimentação artística, do Banco de Projetos 2021 - 2022, no âmbito do Programa Interreg Magalhanes_ICC,

O Banco de Proyectos é um programa do Instituto de Cultura e Artes de Sevilha, que tem como objetivo fomentar os processos de investigação, criação e experimentação em todas as áreas e práticas da cultura contemporânea; incorporar os projetos resultantes na programação dos espaços, programas ou outros contextos de apresentação.

 

Continuar a ler...

Prémio Raoul Wallenberg do Conselho da Europa

Candidaturas abertas até 31 outubro 2021


Desde 2014, este Prémio tem sido atribuído de dois em dois anos, em reconhecimento de realizações humanitárias extraordinárias de um único indivíduo, de um grupo de indivíduos ou de uma organização.Tem o valor monetário de 10 000 euros e a cerimónia de entrega terá lugar na sede do Conselho da Europa, em Estrasburgo, a 17 de janeiro de 2022 – data da detenção de Wallenberg em Budapeste, em 1945.

Continuar a ler...