Faro, cidade Modernista no Sul da Europa - Mesa redonda
No próximo dia 25 de março, pelas 18h30, em direto no facebook, terá lugar uma conversa informal sobre arquitetura modernista em #Faro.
Faro destaca-se como cidade modernista no Sul da Europa, contando com cerca de 500 edifícios, num modernismo algo singular por ser fortemente adaptado ao clima do Algarve.
Regulamentação dos Apoios Extraordinários para o Setor da Cultura
O Ministério da Cultura informa que foi hoje divulgada a regulamentação referente aos apoios extraordinários para o setor da cultura, no seguimento da publicação da Portaria n.º 37-A/2021. Este conjunto de medidas visa a mitigação dos impactos da crise pandémica, estimulando a retoma gradual das atividades culturais, em plena conformidade com o plano de desconfinamento recentemente anunciado pelo Governo.
No caso do Garantir Cultura, o aviso hoje publicado diz respeito ao subprograma destinado às entidades artísticas singulares e coletivas (pessoas singulares, grupos informais, entidades coletivas, incluindo empresários em nome individual sem contabilidade organizada) que prossigam atividades de natureza não comercial. Este subprograma do Garantir Cultura é financiado pelo Fundo de Fomento Cultural, no valor de 12 milhões de euros, sendo operacionalizado pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais – GEPAC.
"Café com Letras" com o tema "Mulheres e violência doméstica: a cultura mete a colher”
Já pode ouvir a última edição do "Café com Letras" com o tema "Mulheres e violência doméstica: a cultura mete a colher”: em https://bit.ly/3lVeelp
As convidadas desta sessão foram Mónica Pereira, mestre em Educação Social pela Universidade do Algarve (UAlg) e Ana Borges coreógrafa da corpodehoje - Associação Cultural, com moderação a cargo de Adriana Freire Nogueira Diretora Regional da Direcção Regional de Cultura do Algarve
Jornada “Innovación en la industria creativo-cultural”, na Casa Colón em Huelva
A Agencia Andaluza de Instituciones Culturales organiza, no âmbito do projeto Proyecto Magallanes_ICC, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desemvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A Espamha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, a jornada “Innovación en la industria creativo-cultural”, que terá lugar no próximo dia 28 de outubro de 2021, na Casa Colón, em Huelva.
Monumentos do Algarve reabrem a 5 de Abril
Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo) e Ruínas Romanas de Milreu (Faro) reabrem as suas portas esta segunda-feira, dia 5 de abril, depois de mais de dois meses encerrados ao público. Durante este período, as equipas estiveram a trabalhar na melhoria dos espaços para o aguardado regresso dos visitantes aos monumentos do Algarve.
Conselho de Ministros - Medidas aprovadas pada a área da Cultura
Na sequência do trabalho desenvolvido nos últimos meses entre os Ministérios da Cultura e da Saúde com as entidades representativas do setor cultural, foi hoje aprovado o diploma que procura dar resposta às preocupações manifestadas. Assim, o diploma prevê a possibilidade de, durante o ano de 2021, serem realizados, em articulação com a Direção-Geral da Saúde – DGS, eventos teste-piloto para definição de novas orientações técnicas e a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2, por imposição da DGS ou por iniciativa do promotor do evento.
Além disso, em caso de reagendamento ou cancelamento dos espetáculos e festivais que, pordecisão Governo ou da DGS, não se possam realizar, é prorrogado o regime atualmente em vigor. Assim, quanto aos espetáculos e festivais do ano de 2021, os bilhetes passam a ser válidos até ao final do ano de 2022.
Monumentos do Algarve. Há séculos, à sua espera!
Os Monumentos do Algarve reabriram hoje ao público. Aceite o convite da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, e faça-nos uma visita. veja o video.
Durante a semana, as Ruínas Romanas de Milreu estão abertas das 9h00 às 17h00 e ao fim de semana das 9h00 às 12h30, de acordo com as regras em vigor.
Saiba mais sobre os monumentos do Algarve
Garantir Cultura - Formulário Disponível
O formulário do programa Garantir Cultura dedicado ao tecido empresarial está disponível desde hoje. Este programa visa mitigar os impactos negativos sobre a atividade das empresas do tecido cultural, decorrentes das medidas de proteção de saúde pública de combate à pandemia COVID-19, através do estímulo à respetiva atividade, em condições de segurança, mediante a realização de projetos de criação ou programação culturais, o que pode abranger apresentações e formatos físicos ou digitais.
O sistema de incentivos tem por base um apoio que tem por referência o valor das despesas elegíveis necessárias para a realização de projeto de criação ou programação culturais, apresentado pelo beneficiário, até determinados limites máximos.
DRCAlg abre Programa de Apoio à Edição
de Obras Temáticas sobre o Algarve
A Direção Regional de Cultura do Algarve vai abrir, no próximo dia 19 de abril, as candidaturas ao Programa de Apoio à Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve, que visa promover e divulgar o conhecimento sobre a história e a identidade cultural do Algarve.
O Programa de Apoio à Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve é um programa anual, no âmbito da ação cultural, destinado a comparticipar os custos de edição e /ou produção de obras inéditas, que contribuam para promover e divulgar o conhecimento sobre a história e a identidade cultural do Algarve. Este apoio, traduz-se na aquisição de exemplares de livros ou obras audiovisuais, ou no apoio financeiro para a sua edição, em comparticipação a fundo perdido. A dotação orçamental para o programa, para este ano, é de 10.000€.
Conferência “Greenshooting em Portugal” – Ciclo Online
A Portugal Film Commission promove, no próximo dia 15 de abril, pelas 15h00, uma conferência online sobre green shooting em Portugal, cujos objetivos são sensibilizar e informar o setor audiovisual para a adoção de práticas ambientais sustentáveis, promovendo o seu papel como agente de mudança para modelos de produção mais verdes.
Para esta Conferência a Portugal Film Commission conta com a presença, como oradora, da Green Consultant Dörte Schneider, especialista certificada em matéria de educação e sensibilização para uma produção mais verde.
Conferência “Greenshooting em Portugal” – Ciclo Online
A Portugal Film Commission promove, no próximo dia 15 de abril, pelas 15h00, uma conferência online sobre green shooting em Portugal, cujos objetivos são sensibilizar e informar o setor audiovisual para a adoção de práticas ambientais sustentáveis, promovendo o seu papel como agente de mudança para modelos de produção mais verdes.
Para esta Conferência a Portugal Film Commission conta com a presença, como oradora, da Green Consultant Dörte Schneider, especialista certificada em matéria de educação e sensibilização para uma produção mais verde.
Conversa "Património Espeleológico do Algarve" | 16 abril | 18h30
A próxima edição do "Café com Letras" terá lugar no dia 16 de abril, às 18h30, via zoom, e será dedicada ao "Património Espeleológico do Algarve".
Os oradores convidados desta sessão são Cristina Veiga Pires (Universidade do Algarve UAlg/ Centro Ciência Viva do Algarve), Frederico Regala (DRCAlg) e Paulo Rocha (CISED).
Centro Expositivo de Sagres avança para a última fase
A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, vai assinar, no dia 4 de maio, o auto de consignação da empreitada do Centro Expositivo e Instalação Museográfica no Promontório de Sagres, um investimento que ascende a quase um milhão e meio de euros, com um prazo de execução de 190 dias.
Talks e WorldCafés dedicados ao futuro da Cultura do Algarve arrancam
amanhã com o tema “Conexão Cultura e Inovação”
A AMAL, em parceria com a Faro2027 – Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Universidade do Algarve promove um conjunto de iniciativas para discutir e construir o futuro da Cultura no Algarve.
São, ao todo, 6 ações online, entre Talks e WorldCafés, nas quais se procura um debate vivo sobre diferentes visões para o futuro da cultura, com vista à valorização do setor e da própria região.
"Bezaranha ― Há ventos que vêm por bem!"
"Há ventos que vêm por bem" é o mote para uma "Bezaranha" que já está a invadir o Algarve com a primeiro Programação Cultural em Rede que junta a AMAL, a Direção Regional de Cultura do Algarve e os 16 Municípios do Algarve e que se propõe a levantar o ânimo do sector cultural da região.
O projeto abrange um conjunto de iniciativas e eventos culturais em todos os concelhos algarvios, contribuindo desta forma para apoiar os artistas locais de cada município,