• Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres - Vanda Oliveira

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres - Vanda Oliveira

  • Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres - João Pedro

    Fortaleza de Sagres - João Pedro

  • "Rota Literária Saramago no Algarve"

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal Rota Literária do Algarve

Em junho e setembro abrem as candidaturas à Credenciação
e ao Programa de Apoio da RTCP

A Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no que diz respeito ao amplo acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes, entre outros agentes locais. 

Continuar a ler...

Conferência da Europeana “Rumo à recuperação: capacitação digital
no setor do património cultural”

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021Portugal.eu, realiza-se nos  dias 3 e 4 de junho, a conferência “Rumo à recuperação: capacitação digital no setor do património cultural”. A sessão é organizada pela Europeana.eu e pela Biblioteca Nacional de Portugal, em articulação com o Ministério da Cultura.


No dia 4, pelas 10h45, a Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, irá apresentar o projeto da  Hemeroteca Digital do Algarve.

Continuar a ler...

DiVaM 2021 Desafia Comunidade Estrangeira a Conhecer Milreu

O DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve  - regressa às Ruínas Romanas de Milreu, este sábado, dia 5 de junho, com o projeto “PA ́mim, PA ́ti... PatrimónioProjeto”, com uma visita guiada ao monumento e um desafio fotográfico, dirigidos à comunidade estrangeira residente no Algarve.

Continuar a ler...

Projeto “PA ́mim, PA ́ti... Património" levou estrangeiros residentes

no Algarve a visitar Milreu

No âmbito do DiVaM 2021, as Ruínas Romanas de Milreu receberam no passado sábado, dia 5 de junho, o projeto “PA ́mim, PA ́ti... PatrimónioProjeto”, promovido pela Lais de Guia - Associação Cultural do Património Marítimo. A atividade contou com uma visita guiada ao monumento, pelo Diretor de Serviços de Bens Culturais, Rui Parreira, e um desafio fotográfico, dirigidos à comunidade estrangeira residente no Algarve.

Continuar a ler...

Programa de Apoio à Programação dos Teatros e Cineteatros da RTCP

Com a publicação hoje do Decreto-Lei que cria e regula o programa de apoio à programação dos teatros e cineteatros que venham a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), concretiza-se uma nova política pública cultural, sustentada e de proximidade, assente na descentralização e desconcentração territoriais. 

O presente decreto-lei cria o referido programa de apoio, em articulação com o regime de atribuição de apoios financeiros do Estado às artes visuais e performativas e com os programas e medidas de apoio ao desenvolvimento e proteção das atividades cinematográficas e audiovisuais.

Continuar a ler...

XI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular

Divulgação e submissão de resumos (até 31 de julho)

Os Encontros de Arqueologia do Sudoeste Peninsular (EASP) têm vindo a realizar-se desde 1993 em diversas localidades de Portugal e Espanha. Têm o objetivo de dar a conhecer novidades da investigação arqueológica, apresentar resultados de projetos de investigação em curso e debater problemáticas relevantes da arqueologia do Sudoeste Peninsular, fortalecendo os laços profissionais entre os investigadores ibéricos.

Nos dias 21 a 23 de outubro de 2021, Loulé receberá o XI EASP, estando a organização a cargo da Universidade do Algarve/Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (UAlg/CEAACP), do Município de Loulé e Museu Municipal de Loulé, da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Continuar a ler...

DRCAlg e Museu Municipal de Faro galardoados pela

Associação Portuguesa de Museologia

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) e o Museu Municipal de Faro vão ser distinguidos pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), respetivamente, com os prémios Instituição 2020 e Trabalho de Museologia 2020, em cerimónia que terá lugar, no dia 10 de junho, pelas 17h30, no Museu Municipal de Faro.

Também no dia 10, mas pelas 11h00, a APOM atribuirá ao Museu de Portimão uma menção honrosa relativa ao Prémio Inovação e Criatividade 2020.

Continuar a ler...

DiVaM leva "Tradição Filarmónica" à Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres acolhe, no dia 13 de junho, pelas 18h00, o concerto do Ensemble de Sopros e Percussão "Tradição Filarmónica", da Sociedade Filarmónica Silvense, inserido na programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

Continuar a ler...

 O Algarve é o Palco das Celebrações do 2º Aniversário

do Plano Nacional das Artes

No dia 18 de junho de 2019, foi apresentado o Manifesto-Estratégia do Plano Nacional das Artes (PNA), uma estrutura de missão criada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação (e, desde Maio, também em articulação com o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior), com um horizonte temporal de dez anos, e com o objetivo de promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos, em particular das crianças e dos jovens: “para todos e com cada um”. Esse é também o mote para assinalar este segundo aniversário, que será celebrado presencialmente em território algarvio, com visitas a lugares patrimoniais e encontros com municípios, agrupamentos de escolas, instituições e associações culturais e com apresentações públicas da estratégia do Plano. Será, também, a altura de reunir a equipa nacional do PNA, para avaliar o trabalho realizado e perspetivar o futuro.

Continuar a ler...

Ministra da Cultura Visita Faro

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, desloca-se no próximo dia 16 de junho, a Faro, para uma visita integrada no roteiro nacional que está a realizar. Na agenda, está a visita às Ruínas Romanas de Milreu e à Associação 289, assim como a participação numa conversa sobre o “South Music”, que decorre na capital algarvia, nos dias 15 e 16 de junho.

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, irá acompanhar a Ministra da Cultura aos vários espaços culturais.

A visita às Ruínas Romanas de Milreu (Estoi), um dos monumentos do Algarve afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, terá lugar às 14h00, seguindo-se uma visita à Associação 289, que contará com a presença de alguns dos artistas com obras expostas.

Continuar a ler...

“Café com Letras” regressa à Fnac com o tema “Crescer com Arte”

A próxima edição do “Café com Letras” terá lugar esta sexta-feira, dia 18 de junho, pelas 18h30, na Fnac do Fórum Algarve, em Faro, e será dedicada ao tema “Crescer com Arte”. As convidadas desta sessão são Ana Catarina Baptista (UAlg), Nicole Lissy (Amarelarte) e Maria Adelaide (Figo Lampo). A moderação está a cargo de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

Continuar a ler...

 Ministra da Cultura em Faro com Milreu na Agenda

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, deslocou-se ontem, 16 de junho, a Faro, para uma visita a vários espaços culturais da cidade e contacto com estruturas locais, no âmbito do roteiro nacional que está a realizar.

A visita da Ministra teve início nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, acompanhada pela Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, e do Diretor de Serviços dos Bens culturais, Rui Parreira.

Continuar a ler...

DiVaM em Milreu com Instalação “ComClusão” e Provérbios

No âmbito da programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, as Ruínas Romanas de Milreu acolhem, nos dias 25 e 29 de junho, a exposição/instalação sonora “ComClusão”, da Amarelarte – Associação Cultural e Recreativa, e o projeto "Espaços de Memória, Sabedoria da Comunidade, Estratégias de Inclusão: Dever, Integração, Vivência, Atuação, Memória", da Associação Internacional de Paremiologia.

Continuar a ler...