Adiado: "Tal como as Pedras... Todos somos iguais na diferença" em Alcalar
Devido a condições atmosféricas adversas, que não permitem a realização da atividade nas melhores condições, o projeto "Tal como as Pedras... Todos somos iguais na diferença" foi adiado para sábado, dia 10 de outubro.
Lamentamos o incómodo causado.
2 outubro
Atividades económicas na área da cultura: extensão suplementar das moratórias de crédito bancário, até 30 de setembro de 2021
A Direcão Regional de Cultura do Algarve informa que o Governo aprovou uma extensão suplementar das moratórias de crédito bancário até ao dia 30 de setembro de 2021, através do Decreto-Lei n.º 78-A/2020, de 29 de setembro, na qual estão abrangidas atividades económicas na área da cultura.
Destacam-se os seguintes aspetos:
- As entidades beneficiárias que, no dia 1 de outubro de 2020, se encontrem abrangidas pelas moratórias beneficiam automaticamente desta prorrogação de 6 meses (de 31 de março de 2021 até 30 de setembro de 2021).
- Entidades beneficiárias inseridas em setores particularmente afetados pela pandemia, nomeadamente que exerçam determinadas atividades económicas, a título principal, na área da cultura, beneficiam:
- Da suspensão do pagamento, quer do capital em dívida, quer dos juros, comissões e outros encargos;
- De uma extensão automática da maturidade dos créditos, pelo prazo de 12 meses, que acresce ao período em que os créditos foram diferidos por efeito da moratória.
- As atividades económicas na área da cultura abrangidas por estas condições especiais são as seguintes:
- CAE 46492 - Comércio por grosso de livros, revistas e jornais;
- CAE 47610 - Comércio a retalho de livros, em estabelecimentos especializados;
- CAE 47620 - Comércio a retalho de jornais, revistas e artigos de papelaria, em estabelecimentos especializados;
- CAE 47630 - Comércio a retalho de discos, CD, DVD, cassetes e similares, em estabelecimentos especializados;
- CAE 581 - Edição de livros, de jornais e de outras publicações;
- CAE 59 - Atividades cinematográficas, de vídeo, de produção de programas de televisão, de gravação de som e de edição de música;
- CAE 60 - Atividades de rádio e de televisão;
- CAE 639 - Outras atividades dos serviços de informação;
- CAE 731 - Publicidade;
- CAE 90 - Atividades de teatro, de música, de dança e outras atividades artísticas e literárias;
- CAE 91 - Atividades das bibliotecas, arquivos, museus e outras atividades culturais;
- CAE 93 - Atividades desportivas, de diversão e recreativas;
- CAE 94991 - Associações culturais e recreativas.
Consulte o Decreto-Lei n.º 78-A/2020
Monumentos do Algarve são palco para música, cinema, oficinas e palestras
O DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve –, programa cultural do Direção Regional de Cultura do Algarve, continua na próxima semana com iniciativas no Castelo de Paderne, Fortaleza de Sagres, Ruínas Romanas de Milreu, Castelo de Aljezur e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe. Música, oficina de escrita na paisagem, cinema e uma palestra sobre Faro na época romana são as propostas de 13 a 18 de outubro.
O Castelo de Paderne recebe, no dia 13 de Outubro, às 10h30, a segunda sessão da “Oficina das Igualdades em Paderne”. Esta será uma oficina de escrita na paisagem, na qual os participantes são convidados a descobrirem um trajeto que os conduzirá à exploração dos valores humanistas e à identificação do conceito de liberdade (religiosa, de expressão, ideológica). O projeto concebido por Isa Catarina Mateus é promovido pelo Cineclube de Faro (Comissão de Formação).
Para mais informações e inscrições: formacaoccf@gmail.com
No dia 16 de outubro, sexta-feira, a Fortaleza de Sagres acolhe o projeto “In Cinema - Integração, Indiscriminação e Inclusão”. Durante a manhã terão lugar duas sessões de curtas metragens de animação, direcionadas à comunidade escolar e à tarde, pelas 17 horas, realiza-se uma sessão aberta ao público em geral, onde será exibido o filme “O Falcão Manteiga de Amendoim”, de Tyler Nilson (2019), seguido de conversa com os convidados.
In Cinema- Integração, Indiscriminação e Inclusão é um projeto promovido pelo Cineclube de Faro, que explora as formas como o cinema se relaciona com o tema dos Direitos Humanos e se inscreve como ferramenta para dirimir alguns estigmas e barreiras que as sociedades – que se pretendem justas abertas, fraternas, livres e solidárias – enfrentam, através de três ideias fundamentais: Integração, Indiscriminação e Inclusão.
Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140
O espetáculo “Música para Todos” será apresentado no Castelo de Aljezur, no dia 17 de outubro, pelas 17h30. Um Ensemble de madeiras e percussão irá apresentar peças de culturas musicais de diferentes pontos do mundo, inspirando à união e amizade ente os povos, numa interculturalidade inerente à globalização e considerando que a Música, como linguagem universal, foi desde sempre vetor de Educação para a Cultura e para a Arte. Este é um projeto promovido pela Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, com o apoio da Câmara Municipal de Aljezur.
Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140
O ciclo Amatores in Situ continua nas Ruínas Romanas de Milreu, com a apresentação da palestra “Diferenciação social e cosmopolitismo em Faro na época romana” por João Pedro Bernardes, no dia 17 de outubro, pelas 17 horas.
“Uns são escravos, outros já o foram; outros são cidadãos de pleno direito, outros migrantes; outros ainda são gente em trânsito e muitos com raízes bem profundas na terra. Era assim a sociedade de Faro há dois mil anos: uma cidade portuária e cosmopolita onde se cruzavam muitas origens e culturas. Os tempos eram outros, com as suas regras e idiossincrasias próprias, mas coexistiam a tolerância e diferentes formas de solidariedade. A partir da epigrafia da cidade romana de Ossónoba, é possível observar-se a sociedade, os seus valores e as formas de convivência social de um mundo bem diferente do nosso – mas que, por vezes, está mais próximo de nós do que à primeira vista aparenta.” Projeto promovido pela Cívis – Associação para o Aprofundamento da Cidadania e que tem a colaboração da Universidade do Algarve.
Inscrições através de: milreu@cultalg.gov.pt ou 962 045 652
O Castelo de Paderne volta a ser palco de mais uma iniciativa do DiVaM no dia 18 de Outubro, pelas 17 horas, com o espetáculo “O Mundo na nossa Aldeia”. Este integra a atuação a capella pelo Grupo Coral da Banda Filarmónica de Paderne, seguida de dança oriental e termina com a atuação do “The Real Band”, com músicas tradicionais da Escócia e da Irlanda. O projeto é promovido pela Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira.
Inscrições através de musical.paderne@gmail.com ou 925 582 503
A Ermida de N.ª Sr.ª de Guadalupe acolhe o concerto “Património – com Cordas”, da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, no dia 18 de outubro, pelas 17 horas, com a direção de Eudoro Grade. Este é um projeto de inclusão das comunidades do barlavento ao sotavento algarvio, nomeadamente as comunidades de interior, promovido pela AGA – Associação de Guitarras do Algarve.
Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140.
O tema desta edição do DiVaM é “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação”.
Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória).
12 de outubro
Inquérito aos Profissionais das Artes e da Cultura
O Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) tem em curso um Inquérito online dirigido aos Profissionais Independentes das Artes e da Cultura, e que estará disponível para preenchimento até ao final do mês de outubro de 2020.
O questionário está on-line neste link: https://bit.ly/3iFwhsu
Este Inquérito insere-se no Estudo Sector Artístico e Cultural em Portugal, apoiado pela DGArtes/MC. Para mais informação consulte o site do OPAC www.opac.cies.iscte-iul.pt/estudos-em-curso
Para qualquer esclarecimento contacte a equipa através do email opac.cies@iscte-iul.pt
13 de outubro
A campanha #ACULTURAÉSEGURA foi lançada pela APEFE - Associação de Promotores de Espectáculos, Festivais e Eventos e tem o objetivo de sensibilizar a opinião pública para fato de museus, teatros e salas de espetáculo continuarem a ser locais seguros nos quais são respeitadas todas as regras sanitárias.
23 de outubro
A Direção Regional de Cultura do Algarve deseja um Feliz Natal e um ano de 2022 recheado de música, dança, teatro, exposições, livros, visitas a monumentos, museus, galerias e a outros espaços culturais.
15 dezembro 2021
Festas do Povo de Campo Maior são Património Cultural
Imaterial da Humanidade da UNESCO
A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, felicita a Câmara Municipal de Campo Maior, a Associação das Festas do Povo, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Direção Regional de Cultura do Alentejo pela classificação das Festas do Povo de Campo Maior, Portalegre, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O Algarve também está representado nesta lista da Unesco, desde 4 de dezembro de 2013, com a Dieta Mediterrânica. Tavira é a representante nacional deste património que une sete países (Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos), com culturas mediterrânicas milenares.
Adiado: Projeto Civitas e Laboratório de Dança e Desenho - Rosa dos Ventos na Fortaleza de Sagres
A Direção Regional de Cultura do Algarve informa que as iniciativas do DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve - agendadas para os dia 7 e 8 de novembro, na Fortaleza de Sagres, foram adiadas.
O projeto CIVITAS terá lugar nos dias 21, 28 de novembro e 05 de Dezembro e o Laboratório de Dança e Desenho Rosa-dos-Ventos no dia 22 de novembro. Os interessados devem inscrever-se pelo e-mail: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140.
Pedimos desculpas pelos incómodos causados.
5 de novembro
Programa de Capacitação de Empreendedores no Domínio das Indústrias Culturais e Criativas
No âmbito do projeto Magalhães_ICC , de que a Direção Regional de Cultura do Algarve é parceira, a AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve vai promover seis ações de formação/capacitação para futuros empreendedores, a decorrer entre 17 de novembro e 9 de dezembro deste ano.
Este contempla a realização de seis ações de curta duração sobre os seguintes temas: i) Desafios - da ideia ao negócio; ii) Plano de negócios; iii) Fiscalidade e segurança social; iv) Sistemas de financiamento alternativo; v) Marketing digital e redes sociais; vi) Programa Saber-Fazer.
O projeto Magalhães_ICC visa estabelecer uma rede de cooperação transfronteiriça no domínio das indústrias culturais e criativas, no sentido de criar um ecossistema empreendedor que permita impulsionar a criação e a difusão de uma oferta cultural inovadora para a Eurorregião Alentejo, Algarve, Andaluzia.
O projeto é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V- A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.
Consulte o Programa
Inscrições em: https://www.oficina.org.pt/magalhaes-inscricao.html
Saiba mais sobre este projeto em:
https://www.oficina.org.pt/magalhaes.html
https://amal.pt/atividades/dinamizacao-economica/projetos-parcerias/magalhaes
https://www.poctep.eu/pt-pt/2014-2020/centro-magallanes-para-el-emprendimiento-de-industrias-culturales-y-creativas
10 de novembro
DiVaM nos Monumentos do Algarve com novos horários
Os Monumentos do Algarve, Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhem, nos dias 28 e 29 de novembro e 1 de Dezembro, os espetáculos de música e palavra no âmbito do DiVaM. A programação agendada para dezembro irá manter-se, conforme previsto, com novos horários e com todas as medidas de segurança estipuladas pela DGS.
O Auditório da Fortaleza de Sagres recebe, no dia 28 de novembro, pelas 11h30, o projeto “No Avesso das Palavras”,. Trata-se de uma performance multidisciplinar onde, frente-a-frente, são colocadas as palavras retiradas dos volumes “No Avesso das Horas” de Sara Martins e “A Fonte das Palavras” de Tiago Marcos, envoltas em ambientes sonoros processados ao vivo por Luís Caracinha. O espetáculo promovido pela AOPP – Associação Oficina de Planeamento e Participação – tem a produção da Epopeia - Make It Happen, com Ricardo Branco no som, Didier Grelha na Iluminação e Ana Neto na produção.
A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe no domingo, 29 de novembro, pelas 16 horas o concerto integrado no Festival D´Aquém Mar – Festival com Sons Antigos, com Ricardo Leitão Pedro (Tenor e Alaúdista), com o programa “No val das mais belas”.
Luys de Milán, músico e escritor espanhol, publica em Valência no ano de 1536 “El Maestro”, um livro de música para vihuela de mano dedicado ao rei português D. João III. Neste livro, encontramos diversas peças instrumentais de cariz improvisatório e canções em castelhano, português e italiano, entre as quais romances que descrevem batalhas contra os mouros e outros eventos históricos. Muitas das canções neste programa são ainda retiradas de cancioneiros portugueses da primeira metade do século dezasseis, arranjadas para voz sola e acompanhamento instrumental.
Projeto de Elsa Mathei, promovido pela Associação Questão Repetida, apoiado no âmbito do PAAC - Programa de Apoio à Ação Cultural da DRCAlg.
O concerto Nelson Conceição & Convidados terá lugar no dia 1 de dezembro, na Fortaleza de Sagres, pelas 16 horas. Este projeto apresenta um diálogo entre o acordeão de Nelson Conceição, a voz de Cristina Paulo e o contrabaixo de Luís Henrique, através de temas originais que misturam o jazz e/ou o erudito com o fado e a música tradicional com toques de improvisação. O concerto conta com a participação especial de Petru Moroi (saxofone e clarinete), Pedro Branco (percussões) e João Palma (acordeão). Projeto promovido pela Associação de Acordeão Garvefole.
No dia 2 de Dezembro, pelas 11h00, terá lugar na Fortaleza de Sagres, o Laboratório de Dança e Desenho “Rosa-dos-Ventos” com Albina Petrolati, Leonor Morais & Convidados. Este projeto promovido pela Tertúlia Associação Sócio-Cultural de Aljezur incidirá sobre a problemática dos Direitos Humanos e da Aceitação e Não Descriminação, usando o vento como ponto de partida físico e simbólico para conhecer outros povos, viajando através da música, da dança, do desenho e da palavra.
Durante a realização desta iniciativa que terá a duração de 2 horas, serão captadas imagens para a edição de um vídeo promocional do Promontório de Sagres distinguido com a Marca do Património Europeu.
A Marca do Património Europeu é uma iniciativa do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia que tem como principal objectivo reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos seus cidadãos, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural.
As inscrições para todas as atividades devem ser formalizadas pelo e-mail fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou pelo telefone. 282 620140.
O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve - tem este ano como tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” e está disponível em http://www.cultalg.pt/
Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória).
INFORMAÇAO: O concerto agendado para domingo, dia 29 de novembro, Ciclo Artis XXI – Duo Fermanian & Micael no Auditório da Fortaleza de Sagres foi cancelado.
24 de novembro
Consulte a Tabela de Classificação
Promontório de Sagres Celebra 5.º Aniversário da atribuição
da Marca do Património Europeu
No dia que se celebra o 5.º aniversário da atribuição da Marca do Património Europeu ao Promontório de Sagres, dia 2 de dezembro, a Fortaleza de Sagres acolhe, pelas 11h00, o Laboratório de Dança e Desenho “Rosa-dos-Ventos” com Albina Petrolati, Leonor Morais & Convidados. Durante a realização desta iniciativa serão captadas imagens para a edição de um vídeo promocional do Promontório de Sagres distinguido com a Marca do Património Europeu.
A Marca do Património Europeu é uma iniciativa do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia que tem como principal objectivo reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos seus cidadãos, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural.
27 de novembro
Ministério da Cultura assina Protocolo para integração
do espólio de Maria Keil
Maria Pires da Silva keil do Amaral, nasceu em Silves, e foi uma das artistas mais destacadas do século XX em Portugal. A sua obra é vasta e diversificada, abraçando a pintura, o desenho, a ilustração, o azulejo, o design gráfico, o mobiliário, a tapeçaria, a cenografia, entre outros. O painel azulejos O Mar, na Avenida Infante Santo, em Lisboa, assim como os painéis de azulejo de muitas estações do Metropolitano de Lisboa são algumas das obras da artista que podem ser contempladas por quem circula na cidade.
O Ministério da Cultura assinou um protocolo com Francisco Keil do Amaral, filho de Maria Keil, para a realização do inventário dos bens culturais que integram o espólio da consagrada artista e o depósito numa instituição museológica nacional da Direção Geral do Património Cultural.
Nos termos deste protocolo, a realização do inventário será complementada com o estudo, a investigação, a conservação, a interpretação e a exibição do espólio da artista, constituído por cerca de duas mil peças que atravessam toda a sua carreira artística, nas áreas de desenho, pintura, azulejo, ilustração, mobiliário e tapeçaria, bem como documentação de arquivo e correspondência, cujo conhecimento se revela fundamental para preservação e divulgação do património artístico nacional.
O trabalho exaustivo de inventário e acondicionamento das peças da coleção será efeito através de uma equipa técnica designada especialmente para o efeito. Cada peça do espólio terá uma ficha informatizada que integrará um conjunto de critérios, desde as denominações/ títulos, descrições ou registos fotográficos.
Após a conclusão do inventário, este espólio de Maria Keil será colocado em depósito numa instituição museológica nacional da DGPC, que diligenciará também todos os atos necessários à investigação, estudo, proteção, conservação, segurança, divulgação, promoção cultural e exibição das peças depositadas, com integral respeito pelos princípios estabelecidos na Lei-Quadro dos Museus.
Sendo um objetivo estratégico do Governo conferir às mulheres artistas a visibilidade e reconhecimento devido pelo seu papel na cultura e história das artes em Portugal, o Ministério da Cultura, através da DGPC, compromete-se ainda a executar programas de investigação e de exposições itinerantes, de modo a dar a conhecer a vida e obra de Maria Keil, em articulação com a estratégia para a exibição das obras de arte que integram a Coleção de Arte Contemporânea do Estado.
Na prossecução deste objetivo, e no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, foi já assinado um protocolo entre o Ministério da Cultura e a Fundação Calouste Gulbenkian para a realização de uma grande exposição que tem por base obras de mulheres artistas portuguesas, que será apresentada no Bozar, em Bruxelas, no primeiro semestre de 2021, seguindo, no segundo semestre, para o Centro de Criação Contemporânea Olivier Debré, na cidade francesa de Tours, no âmbito da “Temporada Cruzada Portugal-França”.
Graça Fonseca, Ministra da Cultura, a este propósito afirma que “em pleno século XXI ainda nada está consolidado na igualdade de género. É fundamental, por isso, prosseguirmos com iniciativas e programas que invertam, contrariem ou reequilibrarem o histórico apagamento a que as artistas mulheres e as suas produções estiveram desde sempre sujeitas”.
9 de dezembro
9 de dezembro
Neste Natal #oferecacultura
Ofereça esta ideia! #oferecacultura