• Estação Romana da Quinta da Abicada

    Estação Romana da Quinta da Abicada

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

  • Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

    Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

  • Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

    Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

  • Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

    Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

  • Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

    Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

  • Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

    Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

  • Torreões do Castelo de Loulé

    Torreões do Castelo de Loulé

  • Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

    Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

  • Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

    Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

  • Castelo de Paderne

    Castelo de Paderne

  • Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

    Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

  • Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

    Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

  • Fortaleza e Promontório de Sagres

    Fortaleza e Promontório de Sagres

  • Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

    Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

Página Inicial Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Prémio Regional Maria Veleda

Cartaz - Ler Com...

Concurso Ler Com...

 

Na Fortaleza de Sagres, dia 10 de junho, a partir das 9h30m, acontece a 9ª edição do concurso de leitura expressiva “LER COM…” destinado aos alunos do 4º ano dos municípios das Terras do Infante.

Considerando que a actividade cultural é, na sua maior expressão, um valor insubstituível no desenvolvimento da criança, e que o interesse pela leitura entre os alunos do 1º ciclo deve ser estimulado, promovendo o conhecimento de obras de língua portuguesa, recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, a Direcção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com a Direção de Serviços da Região Algarve realiza, no ano de 2016, a 9ª edição do Concurso de Leitura Ler Com...

O Concurso de Leitura Ler Com... tem como objetivo premiar a excelência na leitura expressiva de autores fundamentais pelos jovens do 1º Ciclo do Ensino Básico dos concelhos da área geográfica em que se insere a Fortaleza de Sagres – as Terras do Infante.

A participação no concurso está aberta a todos os alunos do 4º ano de escolaridade, de todos os agrupamentos de escolas, dos concelhos de Vila do Bispo, Aljezur e Lagos.

O Júri é presidido pelo representante da Direcção Regional de Cultura do Algarve integrando ainda um elemento da Direcção de Serviços da Região Algarve e um professor de Língua Portuguesa ou uma personalidade que seja reconhecida pelo seu trabalho em prol da língua portuguesa.

Regulamento do Concurso

Assinatura de protocolo

PROTEÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMÓVEL DO ALGARVE-                                   ASSINATURA DE PROTOCOLO 

 

No passado dia 20 de maio, pelas 15h, teve lugar a assinatura de um protocolo inédito em Portugal, no Auditório da ex-Direção Regional de Economia.

A Direção Regional de Cultura do Algarve e a Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, irão cooperar institucionalmente para a salvaguarda e protecção do Património Cultural imóvel em meio rural.

Em 2000 na Resolução de Vantaa, em Helsínquia, a UNESCO adoptou as medidas “Para uma estratégia Europeia Sobre Conservação Preventiva” que inclui a criação de planos e equipas para fazer frente a situações de vandalismo e outros agentes destruidores que causam estragos no Património Cultural.

Será o que, pela primeira vez em Portugal, estabelecerá este protocolo para a Proteção do Património Cultural Imóvel do Algarve.

A sessão contou com uma dissertação do especialista Doutor João Martins Claro, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sobre o tema “O Valor do nosso Património Histórico-Arqueológico”.

A Directora Regional da Cultura do Algarve, Professora Doutora Alexandra Gonçalves, e o Coronel Carlos Silva Gomes, Comandante Territorial de Faro da GNR, relevaram a necessidade de prevenção e sensibilização do Património histórico e arqueológico no meio rural algarvio e informaram sobre as acções futuras em preparação, no âmbito da presente colaboração.

Cartaz - A falar é que a gente se entende

" A falar é que a gente se entende"

 

Para lembrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, irá decorrer nas Ruínas Romanas de Milreu, dia 21 de maio, às 15h, integrado no projeto DiVaM 2016 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – uma performance colectiva acerca dos Diálogos de Platão com o título “A falar é que a gente se entende”.

A dinamização deste evento está a cargo da Associação Cultural Bons Ofícios através de Afonso Dias que representará Sócrates. Serão distribuídos pequenos textos pelos participantes, que passarão a atores, encenando-se uma Grécia Antiga, em que num debate, através de perguntas e respostas, se abordarão temas sobre ética, justiça, cidadania e bondade.

Paralelamente, decorrerão actividades para os mais pequenos.

Para a montagem deste teatro na hora, solicita-se, a quem queira participar, uma pré-inscrição para cgarcia@cultalg.pt ou  milreu@cultalg.pt

 

Cartaz "Corações ao Alto"

 

"Corações ao alto"

A Igreja da Misericórdia de Aljezur irá acolher o projeto “Corações ao alto” - uma experiência de canto e escuta, por Margarida Mestre, de 23 a 29 de maio. 

Esta é uma iniciativa integrada no programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos - 2016, produzida pela Tertúlia Associação Sócio - Cultural de Aljezur e que conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Aljezur

“Corações ao alto” é um conjunto de peças vocais construídas originalmente a partir da experiência da escuta de celebrações religiosas que se praticam na cidade de Lisboa. Margarida Mestre, a orientadora do coro, foi assistir a essas práticas e depois, com muito cuidado e sentido musical, irá construindo com o grupo de participantes a partitura musical que compõe a peça. De forma geral não compreendemos as palavras mas sentimos como o som das vozes se propaga harmoniosamente no espaço e cada tema desenha a essência e intenção de cada oração.

De 23 a 27 de maio irão decorrer os ateliers/ensaios diários de som, escuta e canto com a participação aberta à comunidade, mediante inscrição prévia (até 19 de maio, para tertulia.associacao@gmail.com).

As apresentações ao público serão realizadas no sábado, dia 28 de maio às 17 h30 e no domingo, dia 29 de maio às 11h30.

Com esta peça pretende-se celebrar musicalmente um encontro de culturas que tem maior expressão nas suas práticas religiosas.  Temas inspirados nas religiões: Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Hinduísmo e Sufismo.

“Corações ao Alto” teve a sua estreia em Setembro de 2013 no âmbito do Festival TODOS em Lisboa e foi reposto em Fevereiro de 2016 no programa VÃO, na Igreja de São Cristóvão em Lisboa.

 Aljezur, tal como outros locais no Algarve, foi ponto de confluência de várias culturas (a confluência entre o Oriente e o Ocidente, o Islamismo e o Cristianismo). Ainda hoje o é com uma população estrangeira residente e não-residente bastante grande e com credos diferenciados.

Esta peça para CORO, com cerca de 30 minutos, será interpretada por pessoas que habitem no concelho de Aljezur ou concelhos limítrofes e que queiram participar, celebrando musicalmente um encontro de culturas, que passará pela vivência do sentido do religioso de um lugar. Os participantes são todos aqueles que gostem de cantar: adultos, jovens e crianças maiores de 8 anos, para dar voz a uma partitura musical original (partituras vocais e físicas).

Cartaz - Brasas Vivas sobre Ramos

DiVaM - " Brasas vivas sobre ramos"

A poesia do Al-Andaluz, recriada através do corpo, da música e do dizer poético, acontece dia 14 de maio, na Alcaidaria do Castelo de Loulé, pelas 16h.

O projeto Brasas vivas sobre ramos, criado a partir do tema “O Espírito do Lugar”, evoca nas palavras de Ana Oliveira “ outras culturas gémeas de um mesmo sentir. Esse sentir surge-nos na herança do crescente, sob a forma da poesia do Alandalus, através de um canto único aos desígnios da Natureza. Nessa herança imensa a poesia aponta-nos instantes bucólicos e sensuais que os poetas árabes souberam guardar de forma única. A forma como a chuva cai, os desenhos dos jardins, o modo como os corpos das raparigas se movem, a imensidão do deserto, a bênção das fontes de água fresca entretecem-se num tecido único de sensações inesperadas e, tal como há 10 séculos, comoventes”.

Brasas vivas sobre ramos poemas de Ibn Ammar, Al-Mu’Tamid, Ibn Sâra ou Ibn Ash-Shantamari, entre outros, ditos pelos atores Ana Oliveira e António Gambóias, acompanhados pela flauta de Patrícia Neto Martins e dança exótica de Telma Madeira da Silva.

Com produção da Associação Cultural Música XXI e parceria da Câmara Municipal de Loulé, o evento decorre no âmbito do programa da Direção Regional de Cultura do Algarve – DiVaM 2016 – O Espírito do Lugar.

 

Cartaz - A Sul Nenhum Norte

Exposição de Pedro Amaral - A Sul de Nenhum Norte

 

Inauguração no dia 14 de maio, nas  Ruínas de Milreu, em Estoi ­ Faro, pelas 17h30.

Encerramento 13 de outubro. 

A exposição " A Sul de nenhum Norte ", com obras do artista Pedro Amaral e curadoria da licenciatura em Artes Visuais, 

Este evento é promovido em parceria pelo CIAC e pela Direção Regional de  Cultura do Algarve (DRCAlg) com o objetivo de dinamizar a interação entre as  comunidades académica e local, estimulando diálogos entre arte e património  cultural da região através do desenvolvimento conjunto da programação de  exposições na Casa Rural das Ruínas Romanas de Milreu, localizadas junto à freguesia de Estói (Faro).

Sobre o artista:

Pedro Amaral vive e trabalha em Sintra. Sem formação artística, trabalhou  ativamente em ilustração nos anos 80 e 90.  A fundação com Alice Geirinhas e  João Fonte Santa do coletivo Sparring Partners em 1995 marca a entrada no  universo da Arte Contemporânea, contexto onde expõe regularmente desde  essa altura. A Pintura e mais recentemente o Desenho têm sido  os suportes  primordialmente escolhidos mas também o vídeo e a instalação e performance.  Da Galeria ZDB à integração de algumas exposições e dinâmicas marcantes  da década de 90 (em colaboração com nomes e comissários/artistas como  Paulo Mendes e Pedro Cabral Santo), de individuais em Galerias mainstream a  feiras  de  arte  internacionais,  mas  nunca  abandonando  os  contextos  mais  independentes e autónomos como oProjeto Museu – Casa Bernardo, o Pogo  Teatro,  o  Salão  Olímpico,   o   projeto  “Atlas  Secreto“  ou  os  mais  recentes   comissariados de arte panfletária de João Fonte Santa. O seu trabalho está  presente nas coleções Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Museu do Neo  Realismo, Fundação PMLJ e diversas coleções particulares em Portugal e no  estrangeiro.

Cartaz Dia Internacional dos Museus

Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus 2016

Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio, através da organização de diversas atividades.

O tema proposto para 2016 - "Museus e Paisagens Culturais" –, visa promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural. Essa função pode ser exercida em diferentes níveis, nomeadamente através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste universo patrimonial tão vulnerável, e contribuir para minimizar a sua degradação ou até mesmo o seu aniquilamento.

Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, irá decorrer a 21 de maio, e os museus portugueses irão associar-se, uma vez mais, a estas celebrações.

79 Museus, Monumentos e Palácios de cerca de 44 concelhos de todo o país, participam este ano com centenas atividades muito diversificadas, proporcionando experiências atrativas e fora da oferta habitual por permitir ao público vivenciar os espaços numa perspetiva diferente, participando em atividades propositadamente organizadas para esse ambiente e horários específicos. - Programa Geral

Cartaz "Num Instante .... o património"

"Num Instante...o Património!"

 

Está de volta. Participe!

 

Entre 9 de maio e 12 de junho, realiza-se mais uma edição do passatempo de fotografia Num instante… o Património!, dirigido a jovens (14-21 anos).

Esta iniciativa é organizada pela Direção-Geral do Património Cultural em parceria com o OLHARES e integra-se no projeto Experiência Fotográfica Internacional dos Monumentos (EFIM), do Conselho da Europa.

 

Para participar, os interessados deverão consultar o Regulamento (AQUI) e depois criar uma conta no site Olhares (www.olhares.com) onde são inseridas as fotografias a concurso.

 

 

Cartaz Proverbios

Serão os conselhos dos mais velhos para seguir ?

 

Venha conhecer a resposta a esta pergunta-desafio, no próximo dia 13 de maio, nas Ruínas Romanas de Milreu- Estói, pelas 11h, com a AIP - Associação internacional de Paremiologia.

Os provérbios, transmitidos de geração em geração, são resultado da experiência dos povos. Sendo afirmações curtas e fáceis de memorizar, são manifestações vivas de sabedoria, usualmente contendo avisos, previsões e são sobretudo uma observação analítica, entre outras, das práticas e  comportamentos humanos.

O desafio lançado pela AIP às gerações mais novas, pretende confrontar realidades diferentes, mundos em mudança e encontrar laços de contato e continuidade.

A iniciativa integra o ciclo DiVaM para os + e - Pequenos do programa da Direção Regional de Cultura do Algarve - DiVaM 2016- O Espírito do Lugar.

 

Cartaz Barcos de Areia

"Barcos de Areia” Performance/ Dança / Instalação

A Fortaleza de Sagres irá acolher “Barcos de Areia”, uma Performance/ Dança / Instalação, a acontecer no próximo dia 15 de maio, pelas 17 horas.

Produzida pela Associação cultural Dancenema e integrada no ciclo Patri Per Form do programa cultural DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos –DiVaM 2016, esta é uma co-criação de duas jovens coreógrafas, Thora Jorge e Sara Palácios, que teve como ponto de partida a pesca artesanal.

Para além de ser um universo simbolicamente muito marcado na história e imaginário do país à “beiramar” plantado, a pesca remete-nos para modos de vida particulares, muitas vezes fantasiados por serem desconhecidos. Partindo de um trabalho etnográfico com a recolha de histórias de vida, ferramentas de trabalho usadas atuais e antigas, captação de imagens e sons, as coreógrafas rodearam-se do material físico e emocional de homens e mulheres que trabalham e vivem com e do mar.Trata-se de um ponto de vista de uma geração recente que pertence ao imediato e à azáfama da cidade, uma geração já afastada desta realidade e que abre várias outras formas de olhar para a nossa cultura e a sua essência.

A performance interage com o indivíduo convidando-o a entrar numa e em várias perspetivas da cidade, da cultura, trabalhando o particular para perspetivar o todo.

Cartaz Mediação Cultural

Seminário «Mediação Cultural - Uma ferramenta para ativar a cidadania»

 

O Museu Municipal de Loulé, através do Serviços Educativos, está a organizar um Seminário sobre Mediação Cultural, destinado a todos os profissionais da área da Cultura, professores, mediadores e outros profissionais interessados.

A programação contará com a participação dos oradores: Ana Rita Canavarro (Diretora da i.Muse - Associação. Educação e Mediação na Cultura), Bekky Moran (Historic Royal Palaces), Catarina Moura (Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado), Catarina Oliveira (Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António), Denise Pollini (Fundação de Serralves), Inês Fialho Brandão (Farol-Museu de Santa Marta, Cascais) e Susana Menezes (Teatro Maria Matos).

 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Podem ser efetuadas através dos números 289 400 611 / 289 400 885 ou pelo email servicos.educativos@cm-loule.pt

Mostra de Teatro Escolar

Mostra de Teatro Escolar - "Escolas em Cena"

 

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão apresenta, de 10 de maio a 4 de junho, uma Mostra de Teatro Escolar “Escolas em Cena” desenvolvido em contexto escolar com o apoio de dezenas de professores. Alunos portimonenses vão mostrar-se à cidade, ocupando o palco do Grande Auditório do TEMPO, revelando o seu talento e vontade de criar e desenvolver projetos artísticos que os fazem pensar o mundo e crescer como artistas.

Da sala de aula para o palco, esta Mostra de Teatro Escolar acolhe os trabalhos dramáticos que alunos e professores das escolas do concelho de Portimão trabalharam durante o ano letivo. Ao todo, sobem ao palco cerca de 300 alunos em cinco espetáculos distintos integrados em oito grupos de teatro, envolvendo alunos e professores das escolas do concelho. Os espetáculos são de entrada livre, esperando-se, por isso, uma grande adesão da comunidade.

 

Café com Letras - Promontoria Monográfica

 

Nº 2 da série "Promontoria Monográfica"

 

 

 

 

Coordenado por Alexandra Gonçalves, António Paulo Oliveira e Cristina Fé Santos, neste segundo número encontram-se textos de vários autores que focam áreas como a cultura, a museologia, a história, a saúde, a arqueologia, a imprensa ou a economia.

Esta obra tem como objetivo principal a divulgação de trabalhos de investigação cujo âmbito geográfico se centre no sudoeste peninsular.

Esta sessão contará com a presença Vítor Neto e João Guerreiro.

 

Sexta-feira, 06 de maio, às 18h00, na FNC - Forum- Faro 

“ Amatores In Situ Mulheres em casa, mulheres fora de casa"

Amatores in Situ - Mulheres em casa, mulheres fora de casa

" Mulheres em casa mulheres fora de casa" será a próxima edição, a 4ª, do “ Amatores In Situ – O Mundo Antigo Visto por aqueles que o amam”, nas Ruínas Romanas de Milreu, no dia 05 de maio, pelas 18h.

A Profª. Doutora Paula Barata Dias, da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, com investigação em Estudos Literários - Literatura Latina Medieval, Cristianismo, e Antiguidade Tardia, irá abordar das novas formas de protagonismo feminino do Mundo Antigo.

6ª Edição do ADM

6ª Edição do Algarve Design Meeting 

A 6ª Edição do Algarve Design Meeting chega a Faro a partir do dia 21 e até 28 de Maio, na Fábrica da Cerveja. São várias as atividades que estão a ser preparadas para os diferentes espaços deste magnifico edifício: seminários, exposições, workshops, música, cinema, videomapping, entre outras.
O melhor do Design Nacional e Internacional em Faro.

Consulte aqui:
https://www.facebook.com/algarve.design.meeting.ualg/likes