• Estação Romana da Quinta da Abicada

    Estação Romana da Quinta da Abicada

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

  • Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

    Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

  • Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

    Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

  • Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

    Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

  • Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

    Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

  • Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

    Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

  • Torreões do Castelo de Loulé

    Torreões do Castelo de Loulé

  • Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

    Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

  • Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

    Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

  • Castelo de Paderne

    Castelo de Paderne

  • Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

    Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

  • Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

    Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

  • Fortaleza e Promontório de Sagres

    Fortaleza e Promontório de Sagres

  • Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

    Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

Página Inicial Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Prémio Regional Maria Veleda

Cartaz

"Congresso Ibero-Americano: Património, suas matérias e imatérias"

O Congresso Ibero-Americano “Património, suas matérias e imatérias” a ocorrer em Lisboa, nas instalações do LNEC, nos dias 2 e 3 de novembro de 2016, procura criar o ambiente para a realização de diálogos cruzados entre investigadores, técnicos e especialistas, oriundos de diferentes áreas disciplinares, que estejam interessados em reflectir e discutir o Património Cultural nas suas componentes materiais e imateriais, incluindo as problemáticas socioculturais que lhe estão associadas.

O Congresso será uma organização do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), do Centro em Rede de Investigação em Antropologia do Instituto Universitário de Lisboa (CRIA) e o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (CEI-IUL)

Todas as informações em: http://patrima.lnec.pt/

Inscrições em: http://www.lnec.pt/pt/gca/index.php?id=788
 

O quê? E Então? Relevância dos conteúdos e acessibilidade de linguagem. - Conferência Anual

CHAMADA PARA CONTRIBUTOS
Data-limite de envio: 30 de Julho 2016

Comunicar, um acto social, diário e imemorial, aparentemente banal, mas que levanta ainda grandes barreiras e apresenta fortes desafios às instituições culturais que pretendem estabelecer um diálogo com o público.

Em 2006, o GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus, antecessor da Acesso Cultura, abordou pela primeira vez em Portugal a acessibilidade da comunicação, com a realização do seminário Sabe escrever para todos: a acessibilidade da comunicação escrita nos museus. Dez anos depois, a Acesso Cultura propõe reflectir novamente sobre as questões da acessibilidade da comunicação, desta vez não só sobre a acessibilidade da linguagem, mas também sobre a relevância dos conteúdos e sobre o conceito da “relevância” em si.

As inscrições estão abertas, assim como uma chamada para contributos. Mais informações

Cartaz Concertos ao Entardecer

Concertos ao Entardecer - “A Jigsaw & The Great Moonshiners Band”

Na Fortaleza de Sagres, os “Concertos ao Entardecer” prosseguem com a atuação dos “A Jigsaw & The Great Moonshiners Band”,  dia 03 de julho, às 18h.

“A Jigsaw”, composto por Jorri e João Silva, ocupa um lugar singular na música portuguesa e internacional, com uma sonoridade inspirada no universo da música popular norte-americana, em particular do folk e dos blues.

A revista francesa Les Inrockuptibles afirmava em 2012 que os “A Jigsaw” eram uma banda a seguir. Em 2014, a especializada revista que os coloca junto de nomes como Tom Waits e Leonard Cohen, volta a avisar para que não se perca de vista este duo conimbricense.

 O caso não é para menos: volvidos três anos da edição do seu último trabalho de estúdio, revelam finalmente o seu álbum No True Magic em concertos de apresentação com a banda de suporte The Great Moonshiners Band, nome que reporta para os moonshiners, os produtores de whisky ilegal, destilado durante a noite, à luz da lua, nos tempos da Lei Seca nos Estados Unidos.

Em No True Magic as raízes continuam a ser o Folk, o Blues, a literatura e um conceito: a imortalidade.

“Concertos ao Entardecer” é um projeto da ArQuente Associação Cultural que em 2013 foi prolongado à Fortaleza de Sagres no âmbito do ciclo “Música no DiVaM” do programa DiVaM- Dinamização e Valorização dos Monumentos.

LogotipoConferência do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus da BAD 

No dia 30 de setembro de 2016 irá realizar-se a Conferência do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Esta Conferência terá lugar no Porto, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (Auditório H202).

Informações aqui

Entrevista da Drª Alexandra Gonçalves, Diretora Regional da Cultura do Algarve, ao Sul Informação e à Rádio Universidade do Algarve (RUA)

cartaz Concertos ao Entradecer

Fortaleza de Sagres - Nice Weather for Ducks | 19 de junho | 18h

«Concertos ao Entardecer» traduz um conceito que alia os novos sons musicais de bandas portuguesas emergentes à beleza natural de um fim de tarde, onde a paisagem envolvente fala por si. Projecto da Associação Arquente, que nasceu no sotavento algarvio e que em 2013 se estendeu a Sagres, através do prolongamento do ciclo de concertos a esta região do barlavento algarvio, nomeadamente à Fortaleza de Sagres.

Em 2016, os “Concertos ao Entardecer” regressam a este monumento localizado na ponta do Sudoeste Algarvio para mais uns fins de tarde de música indie, ou independente portuguesa, com a seguinte programação:

 

Nice Weather for Ducks | 19 de junho | 18h

Jigsaw | 3 de Julho | 18h

Old Jerusalém | 24 de Julho | 18h

 

Love is You and Me Under the Night Sky é o título do novo álbum dos Nice Weather For Ducks que vai ser apresentado no domingo 19 de Junho, às 18h00, na Fortaleza de Sagres.

Os Nice Weather for Ducks chegam dos arredores de Leiria e são um grupo de amigos na casa dos vinte anos que cresceram a ouvir dizer que a música estava na internet. Confessam-se viciados em canções (de todos os géneros e feitios) e no som de alguns instrumentos que mandaram vir do ebay.

Chegaram em 2012 e com "2012". Como tem sotaque inglês deve pronunciar-se “Twenty Twelve”, depois viajaram em "Back To The Future". Do primeiro disco "Quack" ainda lançaram um terceiro single "Bollywood", não deixando ninguém indiferente e rumando numa digressão que os deixou a correr Portugal e Espanha por mais de dois anos.

Depois de vários milhares de downloads legais do disco e da edição física esgotada, desde 2013 já abriram a compilação Novos Talentos Fnac, abanaram o Vodafone Mexefest, o Bons Sons, o NOS Alive, o Fusing e o Barco Rock. Por terras espanholas venceram no festival espanhol Monkey Week (onde receberam excelentes críticas e intensa passagem na RNE3 que os apelidou de “animal collective com canções”) e marcaram presença no Pomolo Fest e no Deleste Festival.

Regressam em 2016 com novo disco em que a versatilidade das suas canções (com adn rock mas cada vez mais assente na world music e na electrónica) apresenta uma nítida evolução e maturidade.

Esta é uma iniciativa integrada no ciclo “Música no DiVaM” do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – 2016.

Cartaz Programa Projeto Rota Omíada

Assinatura da Carta de Compromisso – Projeto Umayyad

Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, 14 de Junho às 11h30

 

A Rota Omíada acaba de ser reconhecida com o selo do Conselho da Europa como uma das rotas culturais de interesse europeu.

É um projeto financiado pelo programa European Neighbourhood and Partnership Instrument (ENPI) dentro da convocatória Cross Border Cooperation, liderado pela Fundação El Legado Andalusí, tendo como parceiros, em Portugal, a Região de Turismo do Algarve e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

O município São Brás de Alportel, com um qualificado centro histórico e um forte dinamismo em rotas culturais, reforçará a sua oferta, aceitando promover o legado omíada nos termos da carta de compromisso que será assinada em cerimónia pública de acordo com o convite que se anexa.

Convite Assinatura de Carta de Compromisso

 

Cartaz Prémio Maria Veleda

Prémio Regional «Maria Veleda»|2016

 

Aberto a apresentação dos projetos ao Prémio Regional "Maria Velada" até ao dia 9 de setembro de 2016

Todas as informações aqui

Cartaz "Virgem Negro" Exposição " VIRGEM, NEGRO "

 e 

 conjunto de composições Jazz

 

 Dia 11 de junho, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira-Vila do Bispo),  inaugura pelas 16h “ VIRGEM, NEGRO”, intervenção da artista plástica Ana André, a  segunda do Ciclo Derivas Continentais, que estará patente até dia 02 de julho. Pelas 17h, o  contrabaixista português  Zé Eduardo e a trompetista suíça Hilária Kramer apresentam um  conjunto de composições Jazz.

 A intervenção tomará a forma de livro, onde as folhas são superfícies de pintura preparadas  para receber o traço, o registo (ou o rasto) da paisagem, em que as paisagens noturnas, a  noite, é o princípio, o ponto de partida. As marcas deixadas pelo processo de construção e  preparação das superfícies são parte das condicionantes, estruturam, estão presentes ao  longo de todo o processo e influenciam as decisões.

Trata-se de uma organização da Tertúlia Associação Sócio-Cultural de Aljezur.

 

Cartaz "O Espírito do Passado"

Dia 11 de junho, ao fim da tarde, às 19 h, no Castelo de Paderne (Albufeira) realiza-se ” O Espírito do Passado”, performance/intervenção teatral, criação da Amarelarte que convida ao diálogo entre o público e as personagens do passado. A ênfase do trabalho - os detalhes e realidades, fictícias, mas inspiradas na pesquisa histórica, vidas no Castelo de Paderne, com os quais o público se poderá identificar e criar uma ligação com a atualidade. A criação e encenação coletiva conta com os atores Luis Nogueira, Helena Madeira, Nicole Lissy, os poemas de Domingos Cerejo e a fotografia e imagem de Katia Viola.

A organização é da Amarelarte Associação Cultural e Recreativa e os apoios da Câmara Municipal de Albufeira e da Junta de Freguesia de Paderne.

As iniciativas culturais decorrem no âmbito do DiVaM 2016 – O Espírito do Lugar, o programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direção Regional de Cultural do Algarve.

Vídeo da Rota Omíada disponível a partir de hoje.

Uma versão mais curta e um documentário mais rico revelam os parceiros do projecto e suportam um excelente documentário sobre o legado Omíada nestes países!

Ver o filme completo (1:00.23)

Facebook

Cartaz - Amatores in Situ - ultima edição

Amatores in Situ - "Figuras femininas da Antiguidade na Literatura Portuguesa" / Concerto Iberis - Quarteto de Guitarras Concordis

 

No próximo dia 3 de junho, às 18h, nas Ruínas Romanas de Milreu, realiza-se a última palestra «Figuras Femininas da Antiguidade na Literatura Portuguesa», que será proferida pela Professora Doutora Adriana Freire Nogueira, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Penélope, Cassandra, Medeia... apenas uma exploração de estereótipos ou uma forma de reconhecimento de identidade?

Que falta fazem e que lugar ocupam, de um modo mais ou menos explícito, estas personagens que encontramos na nossa literatura, nos seus mais variados géneros (teatro, romance, conto, poesia...), na contemporaneidade?

Pelas 19h, o Quarteto de Guitarras Concordis, constituído por Eudoro Grade, João Venda, Rui Martins e Rui Mourinho, apresenta o tema Iberis. É um programa de raiz ibérica que combina diferentes linguagens artísticas e arranjos originais das músicas de José Afonso e Carlos Paredes por Pedro Loureiro e George Bizet.

Termina assim nas Ruínas Romanas de Milreu o ciclo de seis palestras dedicadas ao Mundo Antigo, Amatores in situ e a sua contribuição para a época em que vivemos.

Esta iniciativa resulta da colaboração entre a Direcção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e tem a coordenação científica da Professora Doutora Adriana Nogueira, da FCHS.

A participação é gratuita, condicionada as vagas existentes e por ordem de chegada.

Cartaz - XIII Curso Livre de História do Algarve

XIII Curso Livre de História do Algarve – O Património Islâmico

O Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção (CEPAC/UAlg) e o Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve organizam este ano mais uma edição do Curso Livre de História do Algarve.  Este curso, que já vai na sua XIII edição e tem vindo a cativar um leque alargado de público, terá lugar durante o mês de Junho, ao invés do mês seguinte como vinha sendo hábito.

“O Património Islâmico” é o tema que enquadra todas as 9 sessões que compõem o programa e a sua escolha surge no sentido de dar resposta às diversas solicitações recebidas dos participantes de anos anteriores. Para além do interesse que costuma despertar, este é também um tema bastante relevante no âmbito da história do Algarve. Deste modo, com o objectivo de aprofundar os conhecimentos relativos ao património islâmico e o seu contributo para a história e cultura da região foram convidados alguns especialistas de renome, de que são exemplo, Cláudio Torres, director do Campo Arqueológico de Mértola, ou Filomena Barros, investigadora e docente da Universidade de Évora. Outro elemento de destaque no âmbito da programação são as duas visitas agendadas às cidades de Silves e Tavira, ambas detentoras de importantes testemunhos da presença islâmica no Algarve.

A maioria das sessões do Curso Livre de História do Algarve terão lugar no Anfiteatro A do Complexo Pedagógico do pólo universitário de Gambelas, todas terças e quintas do mês de Junho, com excepção da última sessão que será à quarta (2 – 29), entre as 18h e as 20h.  No que respeita às visitas (dias 21 e 29), o ponto de encontro será às 17h em frente ao edifício da FCHS, para a deslocação em autocarro da UAlg; ou, em alternativa, às 18h nos respectivos locais a visitar. O programa completo com todos os detalhes pode ser consultado no cartaz em anexo.

Note-se que este curso está aberto à participação de todos os interessados nos temas em debate e confere certificado de participação. Para mais informações ou inscrições, deve-se contactar os Serviços de Secretariado da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais através do tlf. 289 800 914 ou do endereço gefchs@ualg.pt

cartaz - Caminho de Santiago - Algarve

Patrimonialização do Caminho de Santiago no Algarve

 

Nos próximos dias 2 e 3 de julho 2016, a Associação Espaço Jacobeus - Delegação de Faro - irá congregar em Faro e Loulé especialistas na delimitação histórica e valorização da herança cristã deixada no Algarve pela Ordem de Santiago, devota do Santo Apóstolo que revelou ser alicerce de coesão social entre a Península Ibérica e a Europa. O programa estende-se especialmente aos amantes do Caminho num percurso a pé pelas primeiras etapas do Caminho Português Central a Santiago de Compostela, desde a Catedral de Faro e Nossa Senhora da Piedade, Loulé. [...]

O encontro tem ainda outros objetivos, que passam pela sensibilização das comunidades e poderes públicos para a importância do Algarve nos Caminhos de Santiago, e pela divulgação deste coerente património, passado e presente, pelos agentes económicos regionais, colocados perante mais um recurso que singulariza a região nos quadros nacional e internacional.

Programa

 

Cancelamento de palestra

A Direção Regional de Cultura do Algarve informa que por motivos alheios à organização do DiVaM, a palestra "Amatores in Situ- Literatura latina - As nossas escolhas" prevista para o dia 25 de maio, nas Ruínas Romanas de Milreu, não se realizará por ausência dos palestrantes.