• Estação Romana da Quinta da Abicada

    Estação Romana da Quinta da Abicada

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

  • Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

    Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

  • Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

    Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

  • Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

    Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

  • Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

    Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

  • Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

    Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

  • Torreões do Castelo de Loulé

    Torreões do Castelo de Loulé

  • Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

    Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

  • Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

    Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

  • Castelo de Paderne

    Castelo de Paderne

  • Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

    Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

  • Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

    Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

  • Fortaleza e Promontório de Sagres

    Fortaleza e Promontório de Sagres

  • Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

    Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

Página Inicial Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Prémio Regional Maria Veleda

Cartaz“SONHAR EM SAGRES”  - Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas

A Direção Regional de Cultura do Algarve e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo associam-se na organização da iniciativa “SONHAR EM SAGRES”, a realizar-se na Fortaleza de Sagres, pelas 16h, dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Sagres, lugar mítico, finisterra de “lugares sonhados”, vive, na comunidade local, o Projeto “Eu Sonhava” organizado, promovido e implementado pela Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo. “Eu Sonhava” tem como objetivo concretizar um sonho da vida dos seus utentes, motivando-os para conservar a esperança e a capacidade de sonhar até ao fim. Esses sonhos materializam-se, entre outros, na edição de um livro de poesia.

A iniciativa “Sonhar em Sagres” abraça este projeto, homenageando a Língua Portuguesa nas suas diversas expressões como a poesia, a literatura para a infância, os provérbios e os “sonhos” … em Sagres.

O programa inclui as apresentações do livro de poesia "Coleção de Epifanias/Colección de Epifanías" da autoria de Cláudio Guimarães dos Santos, poeta, artista plástico, diplomata e Vice-Consul do Consulado-Geral do Brasil em Faro e do livro para crianças “Na Cuca do Coqueiro” de Amanda Bittencourt, terapeuta da fala, escritora e ilustradora.

Segue-se a apresentação de Rui Soares, pedagogo e presidente da Associação Internacional de Paremiologia, com “O provérbio como espelho da língua portuguesa” evidenciando como este facilita a comunicação entre povos de culturas diferentes e funciona como um mediador intergeracional.

Armindo Vicente, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo falará da “Importância das Instituições Sociais na Sociedade. Exemplo- Projeto “Eu Sonhava”, seguido de Poesias dos utentes/ idosos desta instituição.

A Academia de Música de Lagos encerrará esta sessão com um concerto.

Esta iniciativa é uma parceria com o Consulado do Brasil em Faro e a Associação Internacional de Paremiologia.

Conta com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Bispo e da Academia de Música de Lagos.

________________________________

Contactos:

Direção Regional de Cultura do Algarve

geral@cultalg.pt

Telef. 289 896070

_________________________________

Fortaleza de Sagres

fortaleza.sagres@cultalg.pt

Telef. 282 620140

CartazGLOOOBAL MAPS - Ruínas Romanas de Milreu

Dia 11 de junho, na Casa Rural das Ruínas Romanas de Milreu, pelas 17h30, terá lugar a inauguração da exposição e instalação GLOOOBAL MAPS.

Este projeto da Amarelarte – Associação Cultural e Recreativa, parte de um conjunto de exercícios utilizados na educação não formal por formadores internacionais, para abordar a temática da interculturalidade.

“Glooobal Maps” é uma exposição e instalação de mapas que transmitem diferentes olhares, perspectivas do mundo e do Algarve, mapas com idades, países, línguas, histórias e mapas “pessoais” de Milreu.

Durante a exposição, os visitantes terão a oportunidade de realizar uma atividade criativa surpresa, tendo, desta forma, um papel crucial na mesma.

Com conceito, pesquisa e instalação de Laura De Witte e Nicole Lissy, textos de Laura De Witte , tem como artistas convidados Ernesto Ceriz, Kristina Stocker e Simon Mendes. A criação e realização é um trabalho em parceria com a Cooperativa Mandacaru e a Uni-T Graz (Aústria) na criação de mapas.

A exposição estará patente de 11 de junho a 13 de agosto, de 3ª feira a domingo, no horário de abertura do monumento.

“Glooobal Maps “ é uma iniciativa do ciclo Globart DiVaM, do programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve, DiVaM 2017 – Lugares de Globalização.

 

Contactos:

Direção Regional de Cultura do Algarve

geral@cultalg.pt

Telef. 289 896070

FotografiaMensagem de pesar pela morte de Armando Silva Carvalho

Por ocasião do falecimento do poeta Armando Silva Carvalho (1938 – 2017), ocorrido, hoje, nas Caldas da Rainha, o Ministro da Cultura lamenta profundamente o acontecimento e vem associar-se ao luto da sua família e dos seus amigos.

Poeta surgido em 1965 com Lírica Consumível, o seu nome destacou-se como uma das vozes mais singulares da nossa literatura, tanto na poesia como na prosa, graças ao modo como consegue articular certas experiências do quotidiano e uma notável criatividade da linguagem, levando a que as emoções individuais sejam filtradas por um olhar lúcido e muitas vezes irónico sobre a realidade circundante. Fugindo a quaisquer escolas ou amarras que a situem, a poesia de Armando Silva Carvalho implica também uma dimensão circunstancial, oferecendo-nos um ângulo de visão muito pessoal sobre espaços físicos muito concretos, sem com isso perder a sua faculdade transfiguradora e o seu alcance universal.

cARTAZAlteração da data da iniciativa de 2 de junho

A sessão de apresentação dos trabalhos dos alunos da Escola Emiliano da Costa, de Estói, inseridos no projeto educativo “Saber Viver, Saber Sentir”, promovido pela Associação Internacional de Paremiologia, e inserido no DIVAM, foi alterada de 2 para 14 de junho, às 14.30h nas Ruínas Romanas de Milreu.

Os trabalhos criativos dos alunos, utilizando diversas técnicas, demoraram mais do que o previsto o que será um bom presságio para o seu sucesso.

Esperemos que os visitantes sejam surpreendidos.

Os Alunos pedem compreensão.

Cartaz«Hipácia de Alexandria na dramaturgia portuguesa»por Tatjana Manojlovic

Ruínas Romanas de Milreu | 1 de junho | 18h

A vida e herança de Hipácia de Alexandria inspirou Armando Nascimento Rosa para introduzir este tema no teatro português, com a sua peça A última lição de Hipátia (2004). Esta recriação dramática, num registo de teatro dentro do teatro, encena o último dia da vida da cientista ligando o mundo do séc. IV à contemporaneidade.

Tatjana Manojlovic, investigadora do CIAC e tradutora literária, é doutorada em Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e licenciada em Literatura Comparada, pela Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado. Obras traduzidas para sérvio: O banqueiro anarquista e Carta da corcunda para o serralheiro de Fernando Pessoa, Ensaio sobre a lucidez e Levantado do chão de José Saramago.

Inserido no "Amatores in situ - O Mundo Antigo visto por aqueles que o amam" é um ciclo de palestras promovido pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, sob a coordenação da Prof.ª Doutora Adriana Nogueira.

 

 

 

 

convite

Cartaz“Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado em 2016”

A Direção-Geral do Património Cultural organiza no próximo dia 3 de junho de 2017 o encontro com entrada livre, “Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado em 2016”, que decorrerá a partir das 10 horas, no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. 

Esta iniciativa é promovida pela Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com as Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro, Alentejo eAlgarve que também conta com a participação da Direção Regional da Cultura dos Açores.

Conscientes de que um dos deveres da tutela do património cultural é o da sensibilização e promoção das boas práticas para a salvaguarda, valorização e divulgação do património arqueológico, consideramos ser cada vez mais necessária uma atuação junto dos cidadãos no sentido de fomentar uma maior identidade patrimonial. 

A 2.ª edição deste encontro de divulgação científica dará continuidade à promoção e divulgação do conhecimento gerado pela investigação arqueológica, procurando sensibilizar o público em geral, através da apresentação de algumas das mais importantes intervenções e descobertas arqueológicas realizadas no território nacional durante o ano de 2016. 

De entre os cerca dos 1400 os trabalhos arqueológicos realizados em Portugal em 2016, serão apresentadas 13 comunicações a cargo dos arqueólogos responsáveis pelas várias intervenções, e será inaugurada junto à entrada do Museu Nacional de Arqueologia a exposição itinerante que poderá aí ser visitada até o dia 6 de agosto e que depois que percorrerá todo o país até meados do próximo ano.

Mestre Frederico Tátá Regala, da Direção Regional de Cultura do Algarve, será o arqueólogo que abordará o tema da Gruta da Companheira - Portimão, com Nuno Bicho, João Cascalheira,Célia Gonçalves,Tiago Fraga, Cristiana Simões, Tiago Dores e Joana Baço.

ConviteRecintos de Espetáculos de Natureza Artística e Direito de Autor - Colóquio

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Profª Doutora Alexandra Rodrigues Gonçalves, e o Inspetor-geral das Atividades Culturais, Dr. Luís Silveira Botelho de convidam V. Exas. para assistir ao colóquio dedicado ao tema “Recintos de Espetáculos de Natureza Artística e Direito de Autor”, a realizar no próximo dia 21 de junho de 2017, entre as 14h30m e as 16h30m.

No colóquio será feita uma apresentação sobre os recintos de espetáculo de natureza artística e questões ligadas ao direito de autor, onde serão abordadas as condições técnicas e de segurança que devem ser observadas neste tipo de recintos e questões de direito de autor associadas às formalidades legais a observar na execução pública de obras protegidas (musicais, cinematográficas etc).

A abertura será efetuada pela Senhora Diretora Regional de Cultura do Algarve e pelo Inspetor-geral das Atividades Culturais, seguindo-se a apresentação da Engenheira Noémia Salette Mendes, Arquiteta Joana Costa e Inspetor Superior Ricardo Hipólito, com espaço para debate e questões que pretendam colocar no final da apresentação.

Face à lotação limitada do recinto, agradecemos a confirmação obrigatória de presenças até dia 14 de junho de 2017 através: cristina.santos@cultalg.pt ou geral@cultalg.pt

Cartaz“Concertos ao Entardecer” apresenta ALRIGHT GANDHI

O ciclo “Concertos ao Entardecer” promovido pela Arquente Associação Cultural prossegue dia 04 de junho, na Fortaleza de Sagres, pelas 18h, com os “Alright Gandhi”, banda de pop/folk alternativo, proveniente de Berlim.

O trio formado em 2014 por Rosa Mercedes (Reino Unido) na voz e baixo, Dominick Gray (Estados Unidos da América) na bateria e Pietro Fornara (Itália) na guitarra e voz, editou dois discos e fez digressões por Marrocos, Polónia, Portugal, Lituânia, Letónia, Alemanha, Inglaterra e Suiça.

Regressam a Portugal com “Little Traveller”, um disco que reflete o seu género próprio, de ritmos contagiantes e psicadélicos, que atravessam o folk, o pop e reflete as mais diversas influências desde a música tradicional africana a Led Zeppelin.

Esta é uma iniciativa integrada no DiVaM 2017 – Lugares de Globalização, o programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve.

 

 

 

 

Contactos:

Direção Regional de Cultura do Algarve

E-mail: geral@cultalg.pt

Telef. 289 896 070

_____________________________________

Fortaleza de Sagres

E-mail: fortaleza.sagres@cultalg.p

Telef. 282620140

Cartaz“Café com Letras” - Literatura e Infância

A FNAC, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Biblioteca da Universidade do Algarve, organiza mais um “Café com Letras” desta vez dedicado ao tema Literatura e Infância, à conversa com Cidália Bicho, Amanda Bittencourt e Olga Fonseca (UAlg).

Dia 2 de junho, na FNAC - Forum Algarve,em Faro.

CartazAmatores in situ: " Literatura Latina – As nossas escolhas" 

Conferência Amatores in situ: «Literatura Latina – As nossas escolhas», Ruínas Romanas de Milreu, dia 25 de maio, pelas 18h, por alunas do Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, Joana Simas e Cláudia Vieira .

Duas obras de Ovídio foram escolhidas, quer pela sua proximidade com o mundo em que vivemos quer pela influência literária e cultural que a antiguidade nos deixou.

As Metamorfoses foram, e são ainda, uma referência para o estudo da mitologia e das artes.

A Arte de Amar demonstra a habilidade aprimorada de uma prática perpetuada até aos dias de hoje, que subverte as leis impostas pelo matrimónio, numa sociedade romana regida pelo poder e pelas aparências.

Joana Simas e Cláudia Vieira são alunas do Curso de Estudos Portugueses e Lusófonos e do curso de Património Cultural e Arqueologia, respetivamente (Departamento de Artes e Humanidades – FCHS – Universidade do Algarve), que aceitaram o desafio da sua professora de Literatura Latina (Adriana Nogueira) para participarem no Amatores in situ e apresentarem um autor à sua escolha.

 

 

Convite

Cartaz

Concertos ao Entardecer” apresenta Postcards

O ciclo “Concertos ao Entardecer” promovido pela ArQuente Associação Cultural, regressa à Fortaleza de Sagres, para mais uns fins de tarde de música indie. A abertura do ciclo nesta Finisterra será no dia 28 de maio, pelas 18horas, com “Postcards”, banda indie folk de Beirute.

Postcards são uma banda dream pop composta por quatro amigos: Julia Sabra, Marwan Tohme, Pascal Semerdjian e Rany Bechara.

A banda fez digressões pela França, Reino Unido, outros países europeus e pelo Médio Oriente, tendo aberto concertos para nomes como Beirut e Angus and Julia Stone e tem atuado em vários festivais internacionais.

Em 2017 regressam a Portugal com o novo trabalho “Here Before” que inclui o single “Black and White”

Próximos Concertos ao Entardecer na Fortaleza de Sagres:

Dia 4 de junho | 18h : Alright Ghandi

Dia 18 de junho| 18h: Joana Barra Vaz

Esta é uma iniciativa integrada no DiVaM 2017 – Lugares de Globalização, o programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve.

 

 

Contactos:

Direção Regional de Cultura do Algarve

E-mail: geral@cultalg.pt  

Telef. 289 896 070

___________________________________

Fortaleza de Sagres

E-mail: fortaleza.sagres@cultalg.p

Telef. 282620140

LogoCANDIDATURAS ABERTAS
APOIO PONTUAL 2017 - DOMÍNIO: CRIAÇÃO

Estão abertas as candidaturas ao Programa de Apoio Direto para projetos artísticos pontuais no domínio da criação. O prazo para apresentação de candidaturas é o dia 8 de junho de 2017, até às 17h.

Os interessados deverão consultar toda a documentação útil em http://apoios.dgartes.gov.pt, incluindo o manual do candidato, a legislação aplicável e o aviso de abertura publicado hoje em Diário da República. Este aviso estabelece o prazo de apresentação das candidaturas, os destinatários do programa, as áreas artísticas e domínios objeto de apoio, o montante financeiro global disponível, bem como os patamares financeiros e os montantes e número máximo de candidaturas a apoiar em função desses patamares.

As candidaturas deverão ser submetidas por via eletrónica, mediante o preenchimento e submissão do formulário de candidatura disponível em http://apoios.dgartes.gov.pt.

A Direção-Geral das Artes está ainda a disponibilizar uma Linha de Apoio ao candidato, através da qual serão prestados esclarecimentos, até ao dia 2 de junho de 2017, mediante pedido efetuado por escrito (para candidaturas@dgartes.pt) ou por telefone (para 210 102 540, entre as 10h e as 13h nos dias úteis).

+ Aviso de abertura: https://goo.gl/kxvJ2X

 

Logo

Conferência Internacional “A Herança Cultural da Dieta Mediterrânica”

Universidade do Algarve, 9 e 10 de maio de 2017

SÍNTESE

cartaz“O Olhar do Pintor - O Monumento como motivo artístico” - O Castelo de Aljezur e a sua envolvente

No próximo dia 28 de maio, o Castelo de Aljezur, acolhe “O Olhar do Pintor – O monumento como motivo artístico”, duas sessões de pintura ao ar livre, das 10h30m às 13h e das 15h às 17h30m.

Projeto concebido e realizado pela Artadentro-Arte Contemporânea-Associação, é destinado a todos aqueles que se interessem por pintura ao ar livre e tem como objetivo quebrar o preconceito da pintura como expressão plástica difícil e destinada apenas a alguns.
Promover a participação, a aprendizagem e a experimentação, com um olhar para o monumento e sua envolvente, proporcionando a criação da memória de uma experiência e de um lugar.

Destinado a todos a partir dos 12 anos, ou dos 8 anos desde que acompanhados por um familiar, não requer formação em pintura. Em cada sessão haverá uma abordagem à história do monumento, à função dos materiais e regras básicas da pintura a óleo. 
Todo o material será disponibilizado gratuitamente pelos formadores/dinamizadores, os artistas plásticos Ana André e Vasco Vidigal, sendo a tela final propriedade de seu autor.

A participação é gratuita e requer inscrição prévia com indicação de nome, idade e contato telefónico para: artadentro@hotmail.com.

Esta é uma iniciativa do ciclo Mãos no DiVaM, do programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve, DiVaM 2017- Lugares de Globalização.

Contatos:
Direção Regional de Cultura do Algarve
E-mail: geral@cultalg.pt 
Telef. 289 896 070

Fortaleza de Sagres
E-mail: fortaleza.sagres@cultalg.pt
Telef. 282 620 140

Cartaz

No dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus

A Direção Regional de Cultura do Algarve convida a que celebrem este dia com uma visita a um Museu da Região participando nas suas atividades.

Rede de Museus do Algarve